​Versões premium são alternativas para os consumidores de mídia

Estudo da Kantar Media aponta tendência do mercado em disponibilizar conteúdo pago e exclusivo como opção para plataformas e meios sem propagandas

São Paulo, 29 de maio de 2018 – Veicular anúncios para viabilizar a propagação de conteúdo é uma prática frequente e até bem recebida pelos consumidores. De acordo com a nova edição do Dimension, levantamento da Kantar Media que entrevistou 5 mil consumidores conectados (aqueles que usam dois ou mais dispositivos entre PC ou laptop, tablet ou smartphone para se conectarem à internet) sobre a relação deles com a publicidade, 43,9% dos entrevistados declararam não se importar em ver anúncios direcionados, se isso ajudar a pagar por conteúdo de qualidade nos sites visitados.

Premium_1

No entanto, uma nova tendência desponta no mercado: alguns veículos de mídia optaram por empoderar seus consumidores com a opção de evitar anúncios em seus sites por meio de uma assinatura premium, que também pode oferecer acesso a conteúdo diferenciado e/ou exclusivo. Segundo o estudo, 37% dos consumidores que pagam por uma assinatura de TV online ou vídeo on demand o faz para assistir seus programas e filmes sem intervalos comerciais.

Premium_2

Além do consumidor conectado, a Kantar Media organizou mesas redondas e entrevistas individuais para ouvir as ideias e opiniões de líderes do setor, incluindo pessoas de entidades representativas, anunciantes, agências criativas, agências de mídia e plataformas e empresas tecnológicas de publicidade. Entre os executivos, ainda não há consenso se no futuro será viável manter meios e plataformas sem receita publicitária.

O que fica evidente é que os consumidores apreciam conteúdo de qualidade, seja editorial ou patrocinado, e que o mercado deve aperfeiçoar a criação e entrega de material relevante, investindo em anúncios que agreguem a experiência do consumidor, que sejam úteis, divertidos ou mesmo informativos.

Metodologia – O Dimension foi realizado com 5 mil "consumidores conectados" - maiores de 18 aos que usam dois ou mais dispositivos entre PC ou laptop, tablet ou smartphone para se conectarem à internet - no Brasil, China, França, Reino Unido e EUA. Foram conduzidas 1.000 entrevistas em cada país. A Kantar Media selecionou essa amostra por considerar que seja relevante para os anunciantes. Os dados produzidos não são comparáveis a nenhum banco de dados amostral criado para ser representativo de uma população total de adultos. As entrevistas com os consumidores conectados foram conduzidas online usando a técnica CAWI (entrevistas via web assistidas por computador) e ocorreram entre 30 de novembro e 12 de dezembro de 2017. O estudo completo está disponível para download no site da Kantar Media.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado