​Zelito Viana 80 anos

Villa Lobos
 

Canal Brasil celebra aniversário do diretor com mostra 

As lentes de Zelito Viana são responsáveis por alguns dos mais memoráveis momentos do cinema nacional. No mês em que completou 80 anos de vida, o diretor é homenageado pelo Canal Brasil, com mostra que resgata suas principais obras. O tributo traz, sempre nas madrugadas de domingo para segunda, à meia-noite, cinco produções de sucesso do cineasta.
 
A programação especial começa no dia 13/05, com Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão (2000), drama estrelado por Antônio Fagundes, Marcos Palmeira, José Wilker, Marieta Severo e Othon Bastos, entre outros. Na semana seguinte, entra em cartaz Avaeté – Semente da Vingança (1985), inspirado no massacre aos índios Cintas-Largas no Mato Grosso. A inspiração nativa do diretor continua na semana posterior com o documentário Terra dos Índios (1979). Em Os Condenados (1975), o cineasta adapta a obra de Oswald de Andrade em filme com Isabel Ribeiro, Cláudio Marzo e Roberto Bataglin. O primeiro filme de Zelito, Minha Namorada (1979), fecha a comemoração do aniversário do realizador.
 
 
ZELITO VIANA – 80 ANOS
Início: Domingo, dia 13/05, à meia-noite
Horário: Domingos de maio e junho, à meia-noite
 
Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão (2000) (132')
Horário: Domingo, dia 13/05, à 0h
Classificação: 14 anos
Direção: Zelito Viana
Sinopse: A trajetória do compositor e maestro Heitor Villa-Lobos (André Ricardo / Marcos Palmeira / Antônio Fagundes), cuja música é um retrato de genialidade e liberdade.  A história se inicia com Villa-Lobos já velho (Antônio Fagundes), indo para um concerto no Theatro Municipal, em sua homenagem. Durante a apresentação, surgem lembranças de sua vida, imagens soltas e recordações que brotam e se entrelaçam, onde a música é sempre o elemento dramático fundamental. Villa-Lobos tem de passar pela violência do pai (Othon Bastos), o peso da tristeza materna, o desencontro afetivo com Lucília (Ana Beatriz Nogueira), sua primeira mulher, a impossibilidade de ter filhos, a rejeição de sua música num meio cultural colonizado, o fracasso e a falta de dinheiro, a doença e a mutilação, o medo de perder Mindinha (Letícia Spiller), seu grande amor, e o abismo entre a genialidade e a loucura.
 
Avaeté, a Semente da Vingança (1985) (107')
Horário: Domingo, dia 20/05, à 0h
Classificação: 14 anos
Direção: Zelito Viana
Sinopse: Arrependido por ter participado de uma expedição que culminou no massacre da tribo Avaeté, o cozinheiro Ramiro (Hugo Carvana) resolve abandonar o grupo. Na fuga, encontra um pequeno índio sobrevivente, que passa a ser seu protegido. Porém, frequentemente, esta relação traz a Ramiro as lembranças do massacre e um enorme sentimento de culpa. Alguns anos depois, Avaeté, como passa a ser chamado o último remanescente da tribo, planeja uma vingança contra aqueles que dizimaram seu povo. Do seu lado estão um padre (Jonas Bloch), um deputado (Claudio Marzo), um delegado (José Dumont) e uma jornalista (Renata Sorrah), que começa a produzir um documentário sobre a tragédia.
  
Terra dos Índios (1979) (108')
Horário: Domingo, dia 27/05, à 0h
Classificação: 14 anos
Direção: Zelito Viana
Sinopse: Zelito Viana viajou em 1977 para retratar a situação dos povos indígenas em diferentes estados do país. A trajetória pelo Brasil resultou em um dos documentários mais importantes da história do cinema brasileiro. Suas lentes denunciaram a violência por trás do projeto nacional de integração dos índios, revelando as condições vergonhosas nas quais se encontravam muitos desses povos, entre eles os Kaingang, no Rio Grande do Sul, e os Kaiová, no Mato Grosso. Diante da impossibilidade de viver conforme seus costumes e cercados por colonos brancos hostis, os indígenas sucumbem ao interesse de fazendeiros e empresários que grilam suas terras, derrubam suas matas e colocam em risco o futuro destas sociedades.
  
Os Condenados (1975) (83')
Horário: Domingo, dia 03/06, à 0h
Classificação: 14 anos
Direção: Zelito Viana
Sinopse: Cláudio Marzo, Isabel Ribeiro, Roberto Bataglin e Nildo Parente estrelam o terceiro filme dirigido por Zelito Viana. Adaptação da obra de Oswald de Andrade, a obra narra o drama de Alma (Isabel Ribeiro), uma mulher abandonada grávida pelo malandro Mauro Glade (Roberto Bataglin). Apaixonado pela jovem, João do Carmo (Cláudio Marzo) a acolhe, mas seu estilo de vida simples não é capaz de conquistar o amor da moça. Ela começa a se envolver com um velho e muito rico engenheiro depois de se cansar da vida monótona com João do Carmo. Quando o pai de seu filho retorna, a mulher não resiste e trai o novo marido, que a expulsa de casa. Sem ter para onde ir, encontra como único caminho a prostituição nas ruas de São Paulo.
 
Minha Namorada (1970) (87')
Horário: Domingo, dia 10/06, à 0h
Classificação: 14 anos
Direção: Zelito Viana
Sinopse: Zelito Viana estreou na sétima arte com esta comédia dramática estrelada por Laura Maria, Marcello Costa, Pedro Aguinaga e Fernanda Montenegro. Maria (Laura Maria) e Fernando (Pedro Aguinaga) são um tradicional casal de namorados de classe média na cidade do Rio de Janeiro da década de 1960. Ambos possuem um futuro próspero pela frente dentro de um modelo tradicional à época, mas os sentimentos da moça a levam para um caminho contrário quando ela descobre estar apaixonada por Pedro (Marcello Costa), um colega do curso de francês e de origem muito mais humilde. A jovem vai precisar enfrentar a família, que desaprova o novo relacionamento e o companheiro pobre, para se afirmar enquanto mulher adulta.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado