​Anatel e Conselhos de Usuários propõem ampliação do diálogo e prestação de contas à sociedade

evento

A Anatel e os Conselhos de Usuários aprovaram nesta sexta-feira, dia 08/06, um documento final que será enviado às prestadoras de serviços de telecomunicações para manifestação. O documento contém quatro objetivos: Qualificação dos debates e das pautas das reuniões; Ampliação do diálogo com os consumidores, CDUST, Procons e Anatel; Prestação de contas à sociedade sobre a atuação dos conselhos e Aprimoramentos operacionais, regimentais e de financiamento.

O documento traz propostas para aprimorar o funcionamento dos conselhos. São sugestões de boas práticas que podem ser implementadas em curto prazo. As propostas foram discutidas em quatro grupos de trabalho e pelo plenário do Fórum, que ocorreu nos dias 7 e 8.

Estabelece regras como: apoiar e fomentar a criação de perfil dos conselhos nas redes sociais, obedecendo a acessibilidade; realizar comunicação em braile e libras para divulgar os direitos dos consumidores e criar um quiz, para disseminar os direitos dos consumidores. E ainda, apresentar e divulgar ferramentas de acessibilidade em telecomunicações. Também propõe que devem ser apresentados indicadores relativos ao Sindec; aoconsumidor.gov.br; às reclamações registradas na prestadora e na Anatel, a cada reunião, de forma comparativa.

Segundo o documento, o conselho deve também convidar a Anatel para propor e apresentar pautas mais estruturadas e didáticas nas reuniões, conforme a Agenda Regulatória. Cabendo à Anatel mediar de forma mais ativa e instrutiva o contato entre a prestadora e usuários. O documento também menciona parceria com demais órgãos, além da Anatel, como: Procons, OAB, Defensoria Pública, Ministério Público, Decons e demais entidades de defesa do consumidor.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho