​Walcyr Carrasco e Adriana Falcão mostram como a literatura inspira as produções audiovisuais na 25a Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Os roteiristas falam sobre adaptações e influências literárias para TV e Cinema na Arena Cultural BIC®


Dois dos principais roteiristas da TV brasileira participam da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, dia 4 de agosto, às 13h30: Walcyr Carrasco, autor da última novela das 21h "O outro lado do paraíso", e Adriana Falcão, responsável por sucessos como "A Grande Família" e "O Auto da Compadecida". Na Arena Cultural BIC® eles abordam sobre a relação da literatura com outras formas de arte como as produções audiovisuais, sobretudo criações para a TV e o cinema.

Além de roteiristas, ambos também são autores de livros consagrados. Entre eles, a autobiografia "Em busca de um sonho" e "Anjo de quatro patas", de Walcyr Carasco, publicados pela Editora Moderna; e o best-seller "Mania de explicação" e "Luna Clara & Apolo Onze", de Adriana Falcão, pela Editora Salamandra.

Walcyr Carrasco é ainda membro da Academia Paulista de Letras, desde 2008, e recebeu diversas premiações, entre elas, o Prêmio Jabuti (mais importante prêmio literário do País), pela tradução e adaptação de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, em 2017.

Realizada de 3 a 12 de agosto pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a 25a edição marca os 50 anos da Bienal do Livro. Durante os 10 dias de evento, os visitantes poderão viver experiências culturais diversas e ter contato direto com autores, em bate-papos e palestras exclusivas. Com a assinatura "Venha fazer esse download de conhecimento", a campanha deste ano enfatiza a importância do diálogo, da abertura de perspectivas e busca de novos conceitos. Os ingressos já estão à venda pelo site oficial do evento www.bienaldolivrosp.com.br e pelo telefone (11) 2626-1061.

Mais sobre os autores:



WALCYR CARRASCO

Dramaturgo e roteirista de televisão, Walcyr Carrasco nasceu em Bernardino de Campos (SP), em 1951, e foi criado em Marília. Decidiu ser escritor quando tinha 12 anos e se apaixonou pela obra de Monteiro Lobato. Depois de cursar Jornalismo na USP, trabalhou em redações de jornal, escrevendo textos para coluna social e até reportagem esportiva. É autor das peças de teatro O terceiro beijo, Uma cama entre nós, Batom e Êxtase.

Escreveu minisséries e novelas de sucesso, como Xica da Silva, O Cravo e a Rosa, Chocolate com pimenta, Alma gêmea, Sete pecados, Caras & bocas, Morde & assopra, Amor à vida, Êta Mundo Bom! e também a adaptação para televisão de Gabriela, cravo e canela, romance de Jorge Amado. Muitos de seus livros infantojuvenis já receberam a menção "Altamente recomendável" da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Entre as obras infantis saídas de sua pena estão: Quando meu irmãozinho nasceu, O selvagem, Camarões X Tartarugas – A grande copa do mar, Cadê o super-herói, Asas do Joel, Meu encontro com o Papai Noel, e entre as obras juvenis estão: Irmão negro, O garoto da novela, A corrente da vida, O menino narigudo, Estrelas tortas, O anjo linguarudo e A palavra não dita. Fez também diversas traduções e adaptações de clássicos da literatura, como A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne, e Os miseráveis, de Victor Hugo. A discussão de temas sociais importantes é uma das grandes características de suas obras.




ADRIANA FALCÃO

Adriana Falcão nasceu no Rio de Janeiro, em 1960, mas passou boa parte de sua vida em Recife, onde se formou em arquitetura. Adriana nunca exerceu a profissão, mas com certeza usa suas habilidades arquitetônicas para criar as rocambolescas estruturas de suas histórias, sempre muito divertidas e influenciadas pelo folclore nordestino. Tudo começou com Mania de explicação, um livro que mudou a literatura infantil brasileira. Autora premiada de peças de teatro, roteiros para Tv e cinema, crônicas para jornais, Adriana escreve também, com o mesmo talento, literatura para crianças e jovens. Suas histórias são sempre inusitadas e filosóficas, mas também são muito divertidas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado