​ Arquivo A desta quinta mostra os impactos do crescimento da obesidade no Brasil

 
Imagem: Divulgação TV Aparecida
Arquivo A
 
O número crescente de pessoas com sobrepeso ou obesidade não é apenas um problema estético.  Com o aumento do peso surgem doenças graves, como diabetes, hipertensão, câncer, infarto e derrame, entre outras.  O problema já vem sendo alertado há anos por diferentes Países. E é esse importante tema que vai abordar o Arquivo A desta quinta-feira, às 21h30, na TV Aparecida.

O Arquivo A – Obesidade  vai traçar uma radiografia sobre os números apresentados do problema no Brasil, os riscos, fatores que contribuem para o aumento de peso e tratamentos em busca, não só de um equilíbrio estético, mas principalmente de saúde.  

A reportagem mostra que o alerta vermelho foi dado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que classifica a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública. Um relatório de 2017 aponta que, ao mesmo tempo em que o Brasil conseguiu superar a fome, com níveis inferiores a 5% em 2014, diferentemente os índices de sobrepeso e obesidade aumentaram consideravelmente.

 
Imagem: Divulgação TV Aparecida
A presidente da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), Maria Edna de Melo, conta em entrevista ao Arquivo A, que foi realizado um mapeamento sobre o problema em todas as regiões do Brasil.

A projeção é de que o número de indivíduos com este problema aumente e que até 2025 mais de 700 milhões de pessoas sejam obesas. O programa ainda aponta hábitos de alimentação contemporâneos como prováveis responsáveis pelo aumento de peso. A fome emocional, causadora da compulsão, também é um dado citado por médicos, que contribui com a obesidade.

E quando todas as tentativas de perder peso se esgotam, as pessoas vêm recorrendo às cirurgias bariátricas, que reduzem drasticamente o peso.  A produção entrevistou o Dr. Luiz Vicente, um dos pioneiros nesse tipo de cirurgia. Foi ele quem trouxe a técnica para o Brasil há 30 anos.
 
Arquivo A, quinta-feira, às  21h30


Reportagem: Camila Moraes 
Imagens: Renan Buarque 
Auxiliar: Thiago Rosa
Produção: Bruna Reis e Fábio Soares 
Edição de texto e Apresentação: Marcelo Zanini 
 

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

​NOVA SAFRA DE “UMA MULHER DE PESO” NO TLC SEGUE WHITNEY THORE EM FASE CRÍTICA DA CARREIRA E NA VIDA PESSOAL

​EM SAFRA INÉDITA NO TLC, “OS BUSBYS + 5” VIAJAM A NOVA YORK E APOSTAM EM NOVO NEGÓCIO

Série Rotas do Ódio estará com acesso livre no Universal Channel Play nesta semana