Especial da TV Aparecida mostra a realidade do trabalho escravo no Tocantins

Equipe de jornalismo passou 10 dias percorrendo cidades e ouvindo relatos
 
Divulgação TV Aparecida

 
A ação da Igreja Católica diante de problemas sociais da atualidade é tema de uma série de reportagens da TV Aparecida.  Na próxima quinta-feira (16 de agosto), às 21h30, vai ao ar mais uma edição do Arquivo A Especial - Desafios da Igreja, desta vez abordando o trabalho escravo no Brasil.
 
Divulgação TV Aparecida


A equipe de Jornalismo da TV Aparecida  percorreu, por mais de 10 dias, cidades do estado do Tocantins, ouvindo histórias e vendo de perto a realidade de trabalhadores, que já foram resgatados da situação, conhecida hoje como trabalho escravo contemporâneo.
 
Divulgação TV Aparecida
Talita Galvão, repórter do documentário, vai mostrar o perfil dessas pessoas exploradas, em pleno século 21, e os perigos pelos quais passam nas mãos de aliciadores.  "Muitas dessas pessoas exploradas sequer têm noção de que são escravizados", diz a repórter Talita Galvão.

O Arquivo A Especial ainda destaca o que diz a lei a respeito do crime de exploração da mão de obra escrava no Brasil. Também serão mostradas as ações do Poder Público, da sociedade civil e da Igreja para prevenir e conscientizar trabalhadores sobre esse tipo de exploração.
 
Divulgação TV Aparecida


"Ações por parte da Igreja Católica, por exemplo, têm sido feitas através da Comissão Pastoral da Terra para denunciar e conscientizar as pessoas de que o trabalho escravo é uma realidade no Brasil e que não podemos aceitar e banalizar. Precisamos combatê-lo e entender que é uma grave violação de direitos", conta a repórter do documentário.

"Trabalho Escravo" é mais uma grande reportagem da série Desafios da Igreja, que vai mostrar, por mais absurdo que pareça, que em pleno século XXI ainda existem trabalhadores que se submetem a essas condições de trabalho no País.

 
Divulgação TV Aparecida
"Em sua maioria são homens, com pouca escolaridade, que aceitam os trabalhos, sem saber as reais condições, pela necessidade em sustentar a família. Quando chegam ao local descobrem que as promessas de trabalho não passam de mentiras. E que, a partir dali, a realidade é de exaustão, condições degradáveis de trabalho e até de endividamento, porque são obrigados a comprarem itens básicos para manter o seu próprio sustento no local", descreve Talita Galvão, acrescentando que "mais de 52 mil trabalhadores já foram resgatados em todo o Brasil nessas condições. E o Tocantins é um dos estados que lidera esse ranking", finaliza Talita.

Repórter: Talita Galvão  
Imagens: Fernando Marinho  
Produção: Bruna Reis e Nazaré Soares 
Colaboração: Fábio Soares 
Apresentação e edição: Marcelo Zanini 
Edição de imagens: William Carvalho  
Videografismo: Igor Lima  
Agradecimento: Ana Miranda 

Arquivo A Especial – Desafios da Igreja
Quinta-feira, às 21h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado