‘GloboNews Documentário’ exibe produção de Walter Salles sobre o maior desastre ambiental do Brasil

O drama e os desejos das populações atingidas pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, em novembro de 2015, contados pelos que viveram e vivem as consequências do maior desastre ambiental da história do Brasil. 'Vozes de Paracatu e Bento', documentário da Vídeo Filmes, de Walter Salles, em parceria com a GloboNews, registra histórias humanas incomuns a partir dos relatos de personagens das comunidades de Bento Ribeiro e Paracatu de Baixo. Cada um tem uma visão e uma memória específicas do dia em que tudo mudou em suas vidas e, ao mesmo tempo, conta uma história de pertencimento, de paixão por um lugar. O documentário, que vai ao ar neste sábado, dia 11, no 'GloboNews Documentário', foi gravado no interior de um dos poucos cantos que sobreviveram ao mar de lama: a igreja de Paracatu de Baixo. 

" Vozes de Paracatu e de Bento" surgiu quando, em maio de 2017, Walter Salles e sua equipe gravaram o curta-metragem "Quando a Terra Treme" , na região de Mariana, para um filme coletivo organizado pelo cineasta chinês Jia Zhang-Ke, intitulado "Where has time gone?". "Tínhamos uma vasta pesquisa para alimentar o roteiro de "Quando a terra treme", escrito por Gabriela de Almeida. Ao longo das semanas em que convivemos com os ex-moradores de Paracatu e de Bento Rodrigues, ouvimos novas estórias das pessoas atingidas. Elas nos marcaram profundamente.  Cada relato era singular, e olhava para a tragédia sob um ângulo próprio. Foi nesse momento que decidimos gravar os depoimentos dessas pessoas e fazer o documentário. Em primeiro lugar, para deixar um registro ao mesmo tempo pessoal e coletivo do acontecido, das suas causas, de como aqueles momentos haviam sido vividos, dos anseios por reparação. E, também, de como cada um deles encara o futuro", explica Walter Salles.

 

Os depoimentos foram filmados em plano fixo, sem qualquer artifício.  A maioria das imagens de Paracatu e Bento antes do desastre é de registros feitos pelos próprios moradores. "Com a importante participação criativa de Cristina Aragão e Julio Molica, da GloboNews, chegamos à versão que será exibida. "Vozes de Paracatu e Bento" é, portanto, um trabalho essencialmente coletivo, e dá voz a pessoas que lutam para terem seus direitos reparados, mesmo sabendo que suas vidas nunca mais serão as mesmas", diz Salles.

 

'Vozes de Paracatu e Bento' será exibido no 'GloboNews Documentário' que vai ao ar neste sábado, dia 11, às 16h30.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado