‘Política: Modo de Fazer’ mostra iniciativas transformadoras nas periferias do Brasil


 

Coprodução entre GloboNews, Maria Farinha Filmes e Instituto Update apresenta novas práticas políticas desenvolvidas por moradores de comunidades

 

Em ano eleitoral, existem muitos questionamentos sobre a forma de fazer política e a melhor maneira de converter recursos em ações efetivas. Com a série "Política: Modo de Fazer", que estreia no sábado, dia 1 de setembro, a GloboNews mostra iniciativas transformadoras, pessoas que estão fazendo a diferença e jovens que ajudam a diminuir desigualdades a partir dos próprios territórios. Fruto da parceria do canal com a Maria Farinha Filmes, o projeto aborda inovações políticas nas periferias do Brasil com base na pesquisa "Emergência Política Periferias", do Instituto Update, que mapeou 100 ações em cinco regiões metropolitanas do país: Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Seis serão mostradas na série.

 

Com direção da cineasta Yasmin Thayná e de Cristina Aragão, supervisora de programas da GloboNews, 'Política Modo de Fazer' tem quatro episódios. O primeiro aborda os projetos "data_labe", laboratório de dados e narrativas no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro; e "Jovem Expressão", criado em Ceilândia, Distrito Federal, a partir de uma pesquisa que demonstrou como a violência afeta a juventude. "Essa série é muito desafiadora, não só pelo momento que vivemos no mundo, mas porque traz um outro conceito sobre fazer política. É uma possibilidade de olharmos a política que é feita no cotidiano, quando cada um resolve movimentar seu bairro, sua comunidade, seu aglomerado, sua quebrada, sua favela. Essa pesquisa do Instituto Update nos revelou um Brasil que nem sempre a gente percebe", explica Yasmin Thayná.

 

Para Cristina Aragão, os projetos apresentados pela série ampliam o significado do fazer político: "O que mais me tocou em 'Política: Modo de Fazer' foi um gesto unânime das pessoas que ouvimos: todos que tiveram acesso à educação formal, a universidades, seja pelas políticas de cotas, seja como bolsistas, estão devolvendo seus saberes para suas comunidades. Seguem vivendo nesses locais e ajudam na implementação de novas iniciativas em espaços negligenciados pelos poderes públicos". Jessica Cerqueira, uma das pesquisadoras do Instituto Update, explica que os projetos, coletivos e movimentos mapeados buscam a redução das desigualdades e a garantia de direitos previstos na Constituição brasileira: "Se o Estado ou as instituições olhassem para as soluções propostas por essas iniciativas, as políticas públicas teriam muito mais impacto e seriam mais efetivas".

 

'Política: Modo de Fazer' dá continuidade ao projeto iniciado com 'Política: Modo de Usar', exibida em 2017. "Estamos felizes em realizar a sequência dessa produção, dando luz a movimentos que estão mudando realidades. Essas são histórias que mostram a potência da mobilização para construção de um novo futuro", diz Marcos Nisti, sócio-fundador da Maria Farinha Filmes. "A parceria com a Maria Farinha Filmes e a GloboNews é fundamental para dar mais visibilidade às iniciativas mapeadas, fazendo com que essas práticas inovadoras, que aproximam os cidadãos da política, inspirem um público cada vez mais diverso e amplo", completa Beatriz Pedreira, cofundadora e diretora do núcleo de pesquisa do Instituto Update.

 

Sobre a Maria Farinha Filmes

Uma produtora que acredita que uma história bem contada pode realmente fazer a diferença na forma como as pessoas veem o mundo. Quer se trate de ficção, documentário, série ou outras formas de mídia, a Maria Farinha Filmes existe para contar impactantes e inspiradoras histórias que provoquem transformação. As narrativas criadas e produzidas pela empresa como "Criança: A alma do negócio", "Muito além do peso" e "O Começo da Vida" já inspiraram milhões de pessoas e tiveram influência na mudança de políticas públicas.

 

Sobre o Instituto Update

O Instituto Update é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que fomenta a inovação política na América Latina. Parte do princípio de que os países da região, pelas suas semelhanças culturais e políticas, podem compartilhar práticas e experimentos políticos inovadores que são mais aplicáveis às suas realidades e contextos. Com o objetivo de fortalecer a democracia na América Latina, desenvolve projetos capazes de resgatar a confiança na política e de atualizar as práticas democráticas a partir da visão de renovação política calcada na diversidade e inovação, e que contribuam para o resgate da confiança do cidadão na política. A pesquisa "Emergência Política nas Periferias" teve o apoio das Fundações Tide Setubal e Ford.

Saiba mais em: www.institutoupdate.org.br.

 

'Política: Modo de Fazer' estreia no dia 1 de setembro e será exibida aos sábados, às 19h30, na GloboNews. Haverá reprises aos domingos (17h05), às quartas-feiras (00h30), às sextas-feiras (03h05); e aos sábados (14h05). Os episódios também estarão disponíveis no GloboNews Play.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado