Exposição ReVelando destaca o trabalho de fotojornalistas durante a ditadura militar


Parceria do Instituto Vladimir Herzog com o Centro Universitário Maria Antonia da USP será lançada na próxima terça-feira, dia 02 de outubro

Com lançamento previsto para a próxima terça-feira (02/10), a exposição ReVelando, parceria do Instituto Vladimir Herzog com o Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA), faz parte das ações e reflexões que acontecerão no prédio histórico da Universidade de São Paulo para marcar os 50 anos do evento conhecido como a Batalha da Maria Antonia. A mostra está inserida na programação Ecos de 1968, que trata do contexto de recrudescimento da ditadura civil-militar brasileira que culminou na promulgação do AI-5 em 13 de dezembro de 1968.

Composta por 32 fotografias de dois grandes fotojornalistas brasileiros, as imagens mostram pessoas, lugares e fatos da época da ditadura civil-militar no Brasil e revelam o poder a partir do olhar sagaz dos fotógrafos Luiz Humberto e Orlando Brito. As fotos foram expostas pela primeira vez em 2013 na seção "Brasília no tempo da ditadura", parte da exposição Resistir é Preciso, organizada pelo Instituto Vladimir Herzog.

Na mesma data, será lançada também a exposição ReVouVer que apresenta fotos dos conflitos que envolveram estudantes e a polícia nas imediações da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP - em especial as do fotógrafo Hiroto Yoshioka, estudante de arquitetura da USP em 1968 e testemunha dos acontecimentos; o documentário de Renato Tapajós "A Batalha da Maria Antonia", de 2014; e fac-símiles de jornais e revistas da época.

Merece destaque a inserção de um totem que dará acesso ao trabalho da Comissão da Verdade da USP, criada com o intuito de examinar e esclarecer as graves violações aos direitos humanos praticadas contra docentes, alunos e funcionários da Universidade durante a ditadura. No momento em que assistimos ao tensionamento da democracia no Brasil, o Instituto Vladimir Herzog e o Centro Universitário Maria Antonia pretendem reafirmar sua vocação na defesa dos valores democráticos e de sua permanente reinvenção.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado