Goodyear apoia documentário sobre 35 anos do Tucano

Fornecedora de pneus para aeronaves no mundo todo, companhia esteve presente na trajetória da aeronave EMB-312 

A história da aviação traz grandes marcos brasileiros, desde a invenção do 14 Bis por Santos Dumont, passando pelo surgimento da Embraer em 1969, um dos grandes nomes no cenário mundial, até os momentos atuais. Acompanhando a evolução das aeronaves fabricadas em território nacional, o pneu Goodyear está presente como equipamento original em praticamente todas as plataformas já lançadas e nas principais aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), como por exemplo, no Super Tucano.

Com isso, nada mais natural do que a Goodyear estar presente como apoiadora no documentário Tucano35, que está sendo lançado hoje na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. O filme com duração de 100 minutos resgata a cultura aeronáutica nacional ao mostrar a importância dos 35 anos do modelo EMB-312, em serviço na FAB e no mundo.

O filme faz um panorama do cenário nacional, principalmente na década de 1970, e os acontecimentos que levaram ao desenvolvimento do EMB-312 Tucano. A data de 29 de setembro de 1983 marcou o início da operação do modelo no Brasil. Foram 130 horas gravação, sendo 1h30 com a utilização de drones, 11 horas divididas em três voos com quatro EMB-312 da AFA e 20 minutos a bordo de helicópteros. Entre os depoimentos está o do engenheiro Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer e uma das personalidades que mais contribuiu para o desenvolvimento e solidificação da indústria aeronáutica nacional.

Quem assina o projeto é a Hunter Press em conjunto com a produtora Street Films. "A Goodyear é uma das poucas empresas nacionais que faz parte do programa do EMB-312 Tucano desde a sua concepção no final da década de 1970. Ela foi fundamental no seu desenvolvimento do programa e continua apoiando a sua operação até os dias de hoje. E a empresa foi uma das primeiras que acreditou e incentivou este documentário, mostrando o seu comprometimento com a história, o resgate e a preservação da memória da aviação nacional", explica João Paulo Moralez, jornalista da Hunter Press.

"A história da aviação brasileira e mundial se funde com a trajetória da Goodyear, que desde 1909 oferece soluções para aeronaves. A Goodyear, por exemplo, introduziu o primeiro pneu projetado para uso na aviação, assim como o primeiro pneu recauchutável, o de baixa pressão, e o primeiro pneu radial aprovado para aeronaves", afirma Fernando Miranda, gerente de Aviação da Goodyear Brasil. Para o executivo, participar de um filme histórico como o do Tucano35, em um momento em que a Goodyear está prestes a completar 100 anos de Brasil, é uma oportunidade para a companhia continuar mostrando sua contribuição para a história da aviação nacional.

Acompanhe o documentário sobre a história do Tucano em www.tucano35.com e siga a conta Tucano35 no Instagram. A película será veiculada a partir do dia 29 de setembro no YouTube e no Vimeo.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

​EM SAFRA INÉDITA NO TLC, “OS BUSBYS + 5” VIAJAM A NOVA YORK E APOSTAM EM NOVO NEGÓCIO

​NOVA SAFRA DE “UMA MULHER DE PESO” NO TLC SEGUE WHITNEY THORE EM FASE CRÍTICA DA CARREIRA E NA VIDA PESSOAL

Série Rotas do Ódio estará com acesso livre no Universal Channel Play nesta semana