Nova série do SescTV, + Curtas, exibe seis filmes inéditos no canal





Dentre as produções estão os premiados Funeral à Cigana, de Fernando Honeski, e Espantalho, de Alê Abreu

 
Foto: Espantalho/Divulgação.



 
Com o objetivo de fomentar a produção audiovisual e abrir mais uma janela de exibição para filmes com até 30 minutos de duração, documentais e ficcionais, produzidos no Brasil e no exterior, o SescTV estreou no mês de setembro a faixa + Curtas, que leva ao ar novas produções todas às quintas-feiras, às 21h. Emoutubro estrearão na faixa: Funeral à CiganaTerezaO Absolutismo das Coisas; e EspantalhoUm Verão em Vênus; e Baile de Formatura. (Assista também em sesctv.org.br/aovivo)

As exibições iniciam no dia 4 com Funeral à Cigana (2012, 15', ficção, SP), com direção de Fernando Honeski, que mostra uma família de ciganos transportando o corpo do patriarca recém-falecido para a sua cidade natal, quando é interrompida na estrada por um soldado. O vídeo foi vencedor do prêmio de Melhor Trilha Sonora do Festival de Gramado de 2012, categoria curta-metragem. Na sequência, Tereza (2016, 12", ficção, RS), de Juliano Moreira, narra a história de Ari, um senhor que se ocupa com tarefas do cotidiano para amenizar a saudade da falecida mulher. No dia 11, o filme O Absolutismo das Coisas(2012, 24', ficção, SP), de Louis Roubin, fala sobre Dona Wilma, que decide vender o velho casarão da família, porém seu filho caçula não aprova.  

No dia 18Espantalho (1998, 10', animação, SP), de Alê Abreu, traz no roteiro uma menina apaixonada por um espantalho e sua relação com uma senhora, que a observa em silêncio. A produção conquistou diversos prêmios, dentre eles, dois de Melhor Filme no Anima Mundi 1998, sendo um na edição realizada no Rio de Janeiro e outro na de São Paulo. Também foi vencedor no Brazilian Film Festival of Miami em 1999, como Melhor Direção de Arte. O diretor do curta é o mesmo da animação O Menino e o Mundo (2013), que venceu o Prêmio Cristal de Melhor Longa-metragem no Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França, em 2014, e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2016. 

Na sequência, ainda no dia 18, o canal apresenta o filme Um Verão em Vênus (2013, 16", ficção, PR), de Evandro Scorsin, mostra um casal de adolescentes, que terminou o relacionamento e enxerga no espaço, pelo telescópio, imagens de momentos partilhados entre eles e são atraídos à reaproximação. Fechando, no dia 25, o curta Baile de Formatura (2016, 24', documentário e ficção, SP), de Lufe Steffen, faz um retrato sobre a experiência de um adolescente gay com o baile de formatura. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado