Os projetos no Instituto Inhotim do escritório Arquitetos Associados estão em Arquitetos, série da GRIFA FILMES, no ar nesta terça-feira, 23 de outubro, às 20 horas, no Canal Curta!



O Programa inédito passeia pelas obras e pela paisagem do Instituto Inhotim, em Minas Gerais

Série de 13 episódios tem curadoria de Guilherme Wisnik, arquiteto e professor da FAU/USP, e direção de Herbert Henning

'Arquitetos' apresenta o pensamento de importantes arquitetos que vivem no Brasil, traduzido por meio de seus projetos e obras    

 

 

Projetos arquitetônicos no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, são temas de dois episódio inéditos de Arquitetos, nova série daGRIFA FILMES, exibida no Canal Curta!. Terça-feira, 23 de outubro, às 20 horas, é a vez do escritório Arquitetos Associados. O programa faz um belo passeio pelo instituto que abriga um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. No dia 13 de novembro, será exibido outro episódio gravado no Instituto Inhotim, com as obras do escritório TACOA.

Dirigida por Herbert Henning, com produção executiva de Fernando Dias e Mauricio Dias, a série Arquitetos tem curadoria de Guilherme Wisnik, arquiteto e professor da FAU/USP. Responsável pela seleção dos temas dos programas, Wisnik faz, em cada episódio, uma breve explanação sobre as características dos arquitetos e as principais obras criadas pelos escritórios. Os episódios apresentam o pensamento de importantes arquitetos que vivem no Brasil, traduzido por meio de seus projetos e obras.   

Este programa tem reapresentação terça-feira, dia 23 de outubro, à meia-noite; quarta-feira, dia 24, às 14 horas, e sábado, dia 27 de outubro, às 21h15.

Arquitetos Associados é um escritório de Minas Gerais, Belo Horizonte, cuja produção se destaca muito através da existência de Inhotim. Eles são autores de vários dos projetos de pavilhões em Inhotim que são pavilhões dedicados a obras de determinados artistas e que propõe justamente uma arquitetura, um diálogo com o trabalho da arte. Curioso que isso que poderia parecer alguma coisa idiossincrática ou levar a uma arquitetura escultórica, ao contrário, faz no Arquitetos Associados a defesa de uma arquitetura não autoral ou de uma tentativa de uma arquitetura que resiste à ideia de autoria, justamente em Minas Gerais, o estado de Aleijadinho, ou também o lugar onde Niemeyer fez suas primeiras e mais importantes obras que são justamente o traço da arquitetura autoral. Eles, ao contrário, como o próprio nome do escritório alude, um nome neutro, tentam reduzir esse papel em nome de uma arquitetura mais funcional justamente acreditando que a importância social da arquitetura nas cidades deve ser aquela em que o destaque escultórico de uma obra não se coloca com tanta importância. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado