Panorama exibe série especial em homenagem à Semana das Crianças


O Tempo das Crianças trata das mudanças vividas pelos pequenos ao longo do tempo: passado, presente e futuro. Além de uma edição exclusiva com plateia, o programa ainda conta com convidados para lá de maduros, independentemente da idade. Edições vão ao ar a partir desta quarta-feira (10/10), às 12h30, na TV Cultura, no YouTube e no app Cultura Digital

 

São Paulo, 8 de outubro de 2018  Todos um dia já foram criança. No entanto, em meio a tanta tecnologia e informação, os conceitos e ideais vêm se transformando e readequando a forma com que as novas gerações enxergam o mundo. Por isso, para falar sobre os caminhos percorridos pela garotada nos últimos tempos e o que ainda está por vir, o Panorama exibe, entre os dias 10 e 12 de outubro, a sérieespecial O Tempo das Crianças, que celebra a data e homenageia os pequeninos. As edições inéditas vão ao ar às 12h30, na TV Cultura, no site da emissora, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

 

Passado: a criança na história é o primeiro episódio. O programa volta na linha do tempo para contar como era a vida dos menores no passado. Questões sobre quem eram os curumins catequizados pelos jesuítas, quais características diferenciavam os meninos e meninas pobres dos ricos e as brincadeiras da época são alguns pontos abordados durante a exibição. A sessão conta comMary Del Priore, historiadora e autora premiada por diversos livros, comoHistória das Crianças no Brasil, e com a socióloga Anete Abramowicz, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP.

 

O segundo episódio da série desvenda o jovem de hoje em dia. O programaPresente: a criança de hoje foca na personalidade de garotos e garotas e mostra como a sociedade os enxergam. Além disso, aponta a relação com a escola, com o meio ambiente e como o acesso à informação muda o comportamento. As convidadas são Anna Luiza Calixto, autora de quatro livros sobre defesa dos direitos da criança, e Adriana Fóz, neuropsicóloga e psicopedagoga.

 

O último episódio é Futuro: O Brasil das Crianças. Nele, as perspectivas para o futuro do Brasil são abordadas por seis crianças. Elas contam suas ações e desejos sobre os mais diversos temas: educação, família, meio ambiente, política e igualdade étnica e de gênero. Além disso, o Panorama do dia 12 conta com uma plateia exclusiva formada por 15 crianças de diferentes origens (indígenas, negras e imigrantes) e que estudam em escolas públicas e particulares. A repórter Tatiana Bertoni é a responsável pela interação com os pequenos. Além disso, o programa conta com o convidado Ilan Brenman, educador e escritor de literatura infantil.

 

Sobre o Panorama

Embasado por dados e reportagens, o programa jornalístico Panorama, da TV Cultura, recebe especialistas para discutir os assuntos que estão em pauta no Brasil e no mundo. A mediação é da jornalista Andresa Boni.

 

Serviço:

Exibição: segunda a sexta-feira

Horário: 12h30

Duração: 30 minutos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado