Veículos da EBC realizam especial "Caiu no Enem" com dicas e comentários sobre as provas

Professores orientam alunos e analisam o exame ao vivo em quatro edições do programa que oferece interação via redes soc

Pelo quinto ano seguido, os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) acompanham o Exame Nacional do Ensino Médio com o especial Caiu no Enem que tem a participação de professores ao vivo nos domingos de aplicação das provas. A produção também traz edições prévias com orientações para os estudantes nas semanas que antecedem a avaliação, pela segunda vez consecutiva.

 

A atração com dicas dos professores vai ao ar nas terças-feiras, dias 30 de outubro e 6 de novembro, às 21h15, em edições com trinta minutos. Nessa ocasião, os convidados apresentam as últimas dicas para os alunos se prepararem para o exame.

 

Já nos domingos, dias 4 e 11 de novembro, às 20h30, após a realização das provas, os especialistas analisam as questões propostas. Os professores comentam a avaliação, destacam quais foram os principais temas cobrados e apontam as surpresas do exame em programas com 1 hora de duração.

 

O especial Caiu no Enem será transmitido ao vivo simultaneamente na TV Brasil e pelas Rádios Nacional FM de Brasília 96.1 Mhz, Nacional AM de Brasília 980KHz e MEC AM do Rio de Janeiro 800 kHz.

 

A produção também vai ao ar nas redes sociais da TV Brasil: Facebook (https://www.facebook.com/tvbrasil), Twitter (https://twitter.com/tvbrasil) e Youtube (https://www.youtube.com/user/tvbrasil), além da webtv (http://tvbrasil.ebc.com.br/webtv).


Interprogramas com informações importantes sobre o Enem já estão sendo veiculados durante a programação diária da TV Brasil e das Rádios Nacional e MEC complementando a ação. Recomendações para a véspera e para o dia da prova, relação de documentos necessários e itens proibidos, além de dicas para a redação estão entre os assuntos abordados nesses programetes.

 

 

 

Interação nas redes sociais

 

A jornalista Karina Cardoso apresenta as quatro edições do programa. O público pode participar do especial Caiu no Enem em tempo real.

 

Ao longo de toda a programação, os estudantes podem enviar dúvidas e comentários para os professores por meio da hashtag #CaiuNoEnem nos perfis da TV Brasil nas redes sociais. Mais informações estão disponíveis na página http://www.ebc.com.br/enem.

 

 

Escolha profissional e uso da nota do Enem

 

Além dos comentários sobre a prova, no programa do segundo domingo (11/11), o Caiu no Enem terá um bloco dedicado a orientar estudantes sobre profissões e possíveis usos da nota do Enem. Para esta etapa, o especial conta com a psicóloga Samantha Couto Rodrigues e a especialista em carreiras Laís Santos Alves.

 

O exame seleciona os estudantes para vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

 

Provas

 

Nos dois primeiros domingos de novembro, dias 4 e 11, mais de 5,5 milhões de candidatos realizam em todo o país as provas do Exame Nacional do Ensino Médio em cerca de de 1,7 mil cidades.

 

No dia 4 de novembro, os estudantes encaram 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias que envolvem conhecimentos de história, geografia e sociologia. Também devem resolver 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redigir uma redação. Essa primeira prova tem cinco horas e meia de duração.

 

Já na semana seguinte, no dia 11 de novembro, os concorrentes terão cinco horas e meia para fazer as 45 questões de matemática e mais 45 de ciências da natureza que contemplam o aprendizado em disciplinas como física, química e biologia.

 

 

Alerta para o horário das provas

 

O primeiro dia do Enem coincide com o início do horário de verão. A aplicação do exame segue o horário de Brasília. Nos dois dias de prova, os portões sempre abrem às 12h e fecham às 13h. A avaliação começa às 13h30. Os estudantes devem ficar atentos para verificar na localidade onde moram o horário exato do exame.

 

 

Serviço:

Caiu no Enem

Dicas: terças-feiras, dias 30 de outubro e 6 de novembro, às 21h15

Comentários das provas: domingos, dias 5 e 12 de novembro, às 20h30

TV Brasil

Facebook da emissora: https://www.facebook.com/tvbrasil

Twitter da emissora: https://twitter.com/tvbrasil

Youtube da emissora: https://www.youtube.com/user/tvbrasil

Webtv: http://tvbrasil.ebc.com.br/webtv

Rádio Nacional FM de Brasília 96.1 Mhz

Rádio Nacional AM de Brasília 980KHz

Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800 kHz


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado