Documentário ‘Aperte o Start’ mergulha no mundo dos jogos eletrônicos

 

Na indústria do entretenimento, é comum que a febre do momento seja logo substituída por um novo produto. Mas contrariando esta lógica, os jogos eletrônicos conseguiram se reinventar ao longo dos anos e atravessar gerações, oferecendo inúmeras possibilidades de diversão para pessoas de diferentes idades. O 'GloboNews Documentário' deste sábado, dia 3, mergulha neste universo e aborda o tema sob diversas perspectivas em 'Aperte o Start'. "Ao produzir o documentário, notamos que os jogos eletrônicos se apresentam como um instrumento de prazer, mas por outro lado, podem atuar como um gatilho severo para um vício irreversível. Ao mesmo tempo, jogos eletrônicos estão são usados como aparato de tratamento médico contra dores, problemas físicos e até mentais", explica o repórter Gabriel Prado, realizador do filme.

 

'Aperte o Start' mostra a trajetória de personagens compulsivos por jogos eletrônicos, do caça-níquel aos videogames, e os tratamentos oferecidos em ONGs e clínicas de reabilitação. Mas o que é veneno em alguns casos, é antídoto em outros. O filme conta também como os jogos eletrônicos podem auxiliar na recuperação de pacientes com deficiência. É o caso de um garoto de 13 anos que teve a perna amputada em um acidente e acelerou a recuperação com a 'gameterapia'.

 

Outro tema abordado é o mercado de games no Brasil, que tem se tornado um negócio lucrativo e importante para a economia do país. O filme mostra um time de jogadores de games, que funciona como uma equipe de futebol tradicional: os integrantes têm contrato com carteira assinada, moram em alojamento, dispõem de cozinheira, massagista, fisioterapeuta, psicólogo e acupunturista, cumprem uma carga diária de treinos, disputam campeonatos pelo mundo e ganham bons salários.

 

O 'GloboNews Documentário' vai ao ar neste sábado, dia 3, às 16h30.

 

FOTO: Gravações de 'Aperte o Start' no alojamento de um time de games, no Brás, região central de São Paulo.

Crédito: Globo/Divulgação


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

​NOVA SAFRA DE “UMA MULHER DE PESO” NO TLC SEGUE WHITNEY THORE EM FASE CRÍTICA DA CARREIRA E NA VIDA PESSOAL

​EM SAFRA INÉDITA NO TLC, “OS BUSBYS + 5” VIAJAM A NOVA YORK E APOSTAM EM NOVO NEGÓCIO

Série Rotas do Ódio estará com acesso livre no Universal Channel Play nesta semana