‘Que Mundo É Esse? - Vozes do Irã’

  

Segundo maior exportador de petróleo do mundo e centro de discussões sobre o uso de energia atômica, o Irã volta e meia fica em evidência no noticiário internacional. Mas apesar de ser protagonista de manchetes e polêmicas, o país segue desconhecido para a maioria do planeta. Uma colcha de retalhos formada por opressão e liberdade, pobreza e riqueza, autoritarismo e democracia fazem deste um lugar difícil de rotular. A nova temporada do 'Que Mundo É Esse?', com o subtítulo 'Vozes do Irã', estreia na terça-feira, dia 6, e tenta extrair a essência do país a partir do ponto de vista de quem vive seu cotidiano: os próprios iranianos.

 

O momento não poderia ser mais delicado para André Fran, Felipe UFO, Rodrigo Cebrian e Michel Coeli desembarcarem no país. As recentes sanções dos Estados Unidos pela quebra do acordo nuclear geram um clima de incerteza econômica, protestos e instabilidade no cenário internacional, e fazem de região um barril de pólvora. Neste clima, o programa mostra os contrastes e complexidades do Irã ao longo de cinco episódios.

 

O primeiro tem como ponto de partida a capital Teerã. Quem recebe a equipe é a iraniana Lia, que faz revelações surpreendentes, especialmente sobre o papel da mulher na sociedade iraniana, que oscila entre a tradição e modernidade. E relembra também o  episódio de 1979, quando  um grupo de estudantes iranianos invadiu a embaixada estadunidense na cidade, tomando mais de 60 americanos como reféns.

 

O programa também mostra um Irã de arquitetura monumental  e expõe seus paradoxos tanto em relação à geografia, de montanhas a desertos, quanto à organização social. Lá, a homossexualidade é proibida, mas operações de mudança de sexo são permitidas para transexuais e muitas vezes apoiadas pelo governo. Mulheres podem andar de skate, mas são proibidas de andar de bicicleta ou cantar em público em ambientes com homens.

 

O 'Que Mundo É Esse? - Vozes do Irã ' vai ao ar as terças-feiras, às 21h30, e está disponível no GloboNewsPlay. A partir desta temporada, o 'Que Mundo É Esse?' também está no podcast da CBN, uma parceria inédita da GloboNews com a rádio, que levará conteúdos complementares da série para os ouvintes.

 

Foto1: Michel Coeli, André Fran, Rodrigo Cebrian e  Felipe UFO durante as gravações no Irã.

Foto2: Mulheres iranianas com o hijab, que são obrigadas a usar desde os 9 anos de idade.

Crédito: Globo/Divulgação


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

​NOVA SAFRA DE “UMA MULHER DE PESO” NO TLC SEGUE WHITNEY THORE EM FASE CRÍTICA DA CARREIRA E NA VIDA PESSOAL

​EM SAFRA INÉDITA NO TLC, “OS BUSBYS + 5” VIAJAM A NOVA YORK E APOSTAM EM NOVO NEGÓCIO

Série Rotas do Ódio estará com acesso livre no Universal Channel Play nesta semana