TV Escola exibe documentário “A Última Abolição”


 

Para homenagear o Dia da Consciência Negra, a TV Escola exibirá, no dia 20 de novembro, às 21h, o documentário "A Última Abolição". O longa-metragem faz uma pesquisa abrangente e mostra os primeiros movimentos abolicionistas no século XVIII até as recentes políticas, passando por revoltas, lutas, greves, quilombos e líderes da própria população negra, chegando ao encarceramento e extermínio de jovens negros no Brasil.

O filme investiga ainda como a escravidão passou de algo moralmente aceito a uma prática condenável em nível internacional, sempre construído com base em depoimentos de historiadores, sociólogos e líderes do movimento de consciência negra. "O mito da democracia racial ainda vigora em nossa sociedade e isso é muito nocivo para a população negra, pois dificulta o debate e combate ao preconceito. Temos que enxergar nossa sociedade como ela realmente é: excludente, desigual e falsamente cordial. Quero valorizar a luta constante do povo negro no Brasil, seja por liberdade, como no passado, ou por direitos e igualdade, como no presente", pontua a diretora Alice Gomes.

"A Última Abolição" foi produzido pela Gávea Filmes e Esmeralda Produções, tendo a Buda Filmes como produtora associada e coprodução da Globo Filmes, Globo News e da própria TV Escola.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado