Etty Fraser é homenageada no SescTV


 

O canal exibe Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, produção sobre a trajetória desse grupo que a atriz ajudou a fundar. Dias 6 e 9 de janeiro


Etty Fraser. Foto: Divulgação.



Em tributo a Etty Fraser, importante atriz brasileira, principalmente por seu trabalho no teatro, que morreu na última segunda-feira (31/12), aos 87 anos, oSescTV exibe o documentário Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona. A produção narra, nos dias 6/1, domingo, às 23h, e 9/1, quarta, às 20h, a trajetória da companhia por meio de depoimentos de seus fundadores: o encenador José Celso Martinez Corrêa, o ator e dramaturgo Renato Borghi e Etty. Além deles, a história é lembrada pela atriz Miriam Mehler, pelo ator Paschoal da Conceição e pelo arquiteto Edson Elito. O episódio integra o tema Paradigmas da série Teatro e Circunstância, dirigida por Amilcar M. Claro, e pode ser assistido também em sesctv.org.br/aovivo e ainda está disponível no YouTube. 

O documentário recorda a criação do Teatro Oficina na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na capital de São Paulo, em 1958, e o primeiro teste de Etty Fraser como atriz, sendo selecionada para atuar na peça A Incubadeira (1959), com texto de Zé Celso, direção de Amir Haddad e montagem do Oficina. "Eu consegui o papel da mãe. Um mês depois, estreamos em Santos (Festival Amadorista), no Cine Independência. Eu ganhei o Prêmio de Melhor Atriz, o Zé Celso, o de Melhor Autor e o Amir Haddad, o de Melhor Diretor", recorda a artista.  

O documentário aborda as dificuldades de montar peças na época da ditadura no Brasil - já que havia diálogos sobre a realidade política e social nas encenações; comenta sobre peças que marcaram a história da companhia - como a clássica O Rei da Vela (1967), de Oswald de Andrade, com direção de Zé Celso -; sobre o exilo, filmando em Portugal, Moçambique, Londres e Paris; e sobre o retorno da trupe ao país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​EM SAFRA INÉDITA NO TLC, “OS BUSBYS + 5” VIAJAM A NOVA YORK E APOSTAM EM NOVO NEGÓCIO

​NOVA SAFRA DE “UMA MULHER DE PESO” NO TLC SEGUE WHITNEY THORE EM FASE CRÍTICA DA CARREIRA E NA VIDA PESSOAL

Paramount Channel Programação Semanal 1º a 07 de abril