Especial Arte1 aborda trajetória e parceria dos designers e arquitetos Alessandro e Francesco Mendini


Francesco e Alessandro Mendini são os entrevistados do Especial Arte1 desta semana

Em homenagem ao designer e arquiteto italiano Alessandro Mendini, que morreu nesta segunda-feira, aos 87 anos, em Milão, o canal Arte1 exibe na quinta-feira, dia 21 de fevereiro, às 23h30, o episódio da série Especial Arte1 com sua trajetória e carreira ao lado do irmão Francesco. O episódio também está disponível para assinantes na plataforma Arte1 Play.

Na entrevista exclusiva, a dupla defende que a sociedade atual carece de um propósito maior, que chamam de utopia, o que explicaria a diminuição da formação de ideologias e movimentos acadêmicos e artísticos.

Os irmãos Mendini também comentam a tendência contemporânea de criação de edifícios que se imponham como grandes marcos na paisagem urbana.

Alessandro Mendini revolucionou o design e arquitetura ao abusar da ironia e das cores em suas produções. Um dos pontos altos de sua carreira é a famosa cadeira de Proust.

"A poltrona de Proust está entre uma poltrona imaginária antiga, do século 18, e um pedaço de prado de uma pintura de Signac. Fiz com que juntassem isso e obtive um objeto que, a partir de dois falsos, não é falso, não é identificável, porque não é escultura, nem pintura, nem artesanato. É um objeto ambíguo, híbrido."

Cofundador e teórico do grupo Alchimia nos anos 70, Alessandro Mendini recebeu muitos prêmios durante sua trajetória, incluindo o Compasso d'Oro em 1979 e em 1981. Ele recebeu o título honorário da Architectural League of New York e da Escola Politécnica de Milão e o Prêmio Europeu de Arquitetura em 2014.

A série "Especial Arte1" é uma produção própria do canal com depoimentos de artistas de várias áreas. Os convidados falam sobre suas trajetórias e obras, relembram como começaram na profissão, contam sobre referências e parcerias, explicam escolhas e refletem sobre o legado que estão construindo. Personalidades como o diretor de teatro Robert Wilson, o artista visual indiano Anish Kapoor, a atriz italiana Claudia Cardinale, e o fotógrafo paulistano German Lorca são alguns dos nomes contemplados na série.

"Especial Arte1"

Episódios inéditos às quintas-feiras, às 23h30.

Reprise: sexta-feira às 13h, sábado, às 15h30, e terça-feira às 21h.

Classificação indicativa: Livre.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado