EXPOSIÇÃO RIGOR E CAOS – ANTÔNIO ABUJAMRA ACONTECE NO SESC IPIRANGA ATÉ MARÇO

 

COM CURADORIA DE MARCIA ABUJAMRA, A MOSTRA APRESENTA A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DO DIRETOR, ATOR E APRESENTADOR DO PROVOCAÇÕES, DA TV CULTURA, POR MEIO DE FOTOS, VÍDEOS, PROGRAMAS E DEPOIMENTOS

 

São Paulo,  de fevereiro de 2019 – Desde o dia 28 de novembro, o Sesc Ipiranga recebe a exposição Rigor e Caos – Antônio Abujamra, que percorre a trajetória profissional do diretor, ator e apresentador de televisão que marcou história na TV Cultura com a apresentação doProvocações. A exposição traz extenso material audiovisual, com cerca de 220 fotos, vídeos e projeções dispostos em cinco salas, nas quais o espectador pode imergir na obra do premiado artista paulista.

Com curadoria da diretora, produtora e roteirista Marcia Abujamra, sobrinha do apresentador, a mostra é pautada por diferentes núcleos: linha do tempo, uma sala com cerca de 220 fotos de mais de 80 espetáculos teatrais; um espaço com um vídeo de cenas da atuação de Abujamra em cinema e televisão, além de em programas dirigidos por ele; uma área que traz projeções de cenas de espetáculos de teatro nas quais o múltiplo artista atuou e/ou dirigiu; e duas salas da exposição com instalações imersivas para que o público usufrua alguns dos melhores momentos do Provocações, um dos programas de maior sucesso da TV Cultura, que estreou em 2000 e encerrou suas gravações após o falecimento do apresentador.

A mostra exibe trechos de entrevistas com artistas, políticos, filósofos, cientistas e historiadores, além de cenas do quadro Vozes da Rua. Abujamra sempre encerrava o programa declamando poesias, textos e perguntando aos convidados: "o que é a vida?". Alguns dos nomes de personalidades que responderam à pergunta e podem ser assistidos são ClodovilMaureen BisilliatAziz Ab'SaberRita Cadillac e Tatiana Belinky.

Antônio Abujamra nasceu em Ourinhos, interior de São Paulo, em 1932. Foi um dos primeiros a introduzir os princípios e métodos teatrais de Bertolt Brecht, Roger Planchon e outros mestres da contemporaneidade em palcos brasileiros. Participou da revolução cênica efetivada nos anos 1960 e 1970, que caracterizou seu trabalho pela ousadia, inventividade e espírito provocativo.

Serviço

Rigor e Caos - Antônio Abujamra

Abertura: 28 de novembro de 2018, às 20h

Visitação: Até 17 de março de 2019

Terça a sexta, 9h às 21h30 | Sábados, 10h às 21h30 | Domingos e feriados, 10h às 18h30

Grátis

Classificação indicativa: Livre

Sesc Ipiranga

Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga

(11) 3340-2000


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado