A divertida história de amor de Catarina e Petruchio chega ao VIVA


VIVA para Imprensa


'O Cravo e a Rosa', sucesso de Walcyr Carrasco, estreia dia 25 de março

Inspirada no clássico 'A Megera Domada', de William Shakespeare, 'O Cravo e a Rosa' estreia na próxima segunda-feira (25), às 23h, no VIVA. A trama, obra de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira exibida originalmente em 2000, é ambientada na São Paulo dos anos 1920 e narra o tumultuado romance entre o caipira Petruchio (Eduardo Moscovis) e a geniosa Catarina (Adriana Esteves). Com exibição de segunda a sexta, a novela substitui "A Indomada" na grade de programação do VIVA.

A novela, reexibida na íntegra pela primeira vez, foi planejada para ser uma trama curta, com somente 90 capítulos, mas se estendeu devido ao sucesso – e chegou ao fim em seu 221º

capítulo. "O Cravo e a Rosa foi minha primeira novela na Globo e um extraordinário sucesso. Até hoje encontro fãs incondicionais da novela em todo mundo! Foi uma obra que me deu imenso prazer escrever, eu me divertia com as situações de humor e com as interpretações incríveis do elenco. Foi uma ousada adaptação de Shakeaspeare para outro universo, mas mantendo até cenas fundamentais de A Megera Domada. Um desafio!", diz Walcyr.

O elenco conta ainda com grandes nomes, como Drica Moraes, Leandra Leal, Luís Melo, Maria Padilha, Ney Latorraca, Eva Tudor, Pedro Paulo Rangel, Carlos Vereza, Taumaturgo Ferreira, Virgínia Cavendish, Ângelo Antônio, entre outros. "O Cravo e a Rosa" também pode ser assistida através do VIVA Play.

SOBRE A TRAMA

Julião Petruchio é dono da fazenda Santa Clara, onde fabrica queijos para vender na cidade. Ele herdou a propriedade do pai em condições precárias, e luta para mantê-la funcionando, apesar de seu trabalho duro mal dar para saldar suas dívidas. Catarina, por sua vez, é uma jovem muito temperamental, conhecida por botar todos os pretendentes para correr. Rica, bem-educada e afinada com a causa do feminismo, que começa a ganhar repercussão na sociedade paulistana, ela está convencida de que homem nenhum presta, e diz que nunca se casará.

Na fazenda de Petruchio também vivem Calixto (Pedro Paulo Rangel), antigo criado da casa, que é como um pai para o fazendeiro; Neca (Ana Lúcia Torre), uma criada esforçada, sempre às turras com Calixto; e Lindinha (Vanessa Gerbelli), sobrinha de Calixto, moça bonita e sem estudo, criada desde pequena na fazenda. Ela é apaixonada por Petruchio, que a trata como irmã. Para conquistá-lo, Lindinha é capaz de qualquer golpe baixo. A jovem é o amor da vida de Januário (Taumaturgo Ferreira), um caipira ingênuo e de bom caráter, cuja única companhia é uma porquinha de estimação a quem ele trata como filha. Lindinha o humilha sempre que possível.

Apelidada pelos rapazes de "Fera", Catarina é a filha mais velha do banqueiro Nicanor Batista (Luís Melo), que está sempre à procura de pretendentes para ela – que os despreza. Moça com ideias feministas, luta pela causa ao lado de suas amigas Lourdes (Carla Daniel) e Bárbara (Virginia Cavendish). Quem mais sofre com a atitude de Catarina é sua irmã mais nova, Bianca (Leandra Leal), menina meiga e romântica que sonha em encontrar um grande amor. Para seu azar, seu pai é um conservador que só consente que ela se case depois que Catarina o faça.

Apesar de opostos um do outro, Petruchio é convencido - pela má influência de seu tio Cornélio Valente (Ney Latorraca) e sua esposa, a dissimulada e ambiciosa Dinorá (Maria Padilha) - de que casar com Catarina acabaria com seus problemas financeiros. É então que o caipira começa a cortejá-la, fingindo ser submisso e pateta, e deixando que ela o manipule à vontade. Após muita resistência e alguns embates, ela aceita se casar com ele para se livrar da pressão do pai. A vida de casado, porém, é um inferno, já que os dois são extremamente geniosos. No entanto, com o tempo, ela começa a perceber as qualidades do marido e se apaixona por ele, que também se apaixona por ela, mas nenhum dos dois dá o braço a torcer. É nessa briga de cão e gato que a comédia está garantida.

Mesmo depois de casado, Petruchio não consegue resgatar a dívida com o agiota Joaquim de Almeida Leal (Carlos Vereza). Fazendeiro poderoso, ele tem ódio de Petruchio, a quem considera culpado pela perdição de Muriel (Drica Moraes), sua única filha. No passado, ela se apaixonou pelo fabricante de queijos, mas foi rejeitada e sofreu muito. O pai a enviou para estudar na Suíça, onde ela se perdeu e seguiu uma vida libertina. Como vingança, Joaquim passa a pressionar Petruchio para que ele lhe entregue a fazenda.

A novela toma outro rumo com a volta de Muriel, que agora atende pelo nome de Marcela. Ela chega da Europa acompanhada pelo fiel escudeiro Ezequiel (Déo Garcez), disposta a conquistar Petruchio. Quando fica sabendo do seu casamento com Catarina, Marcela seduz Batista por interesse, e o usa para destruir a vida da rival.

Mesmo com várias armadilhas armadas por Marcela e Lindinha (que fazem tudo para separá-los), com as ameaças de Joaquim e com as inúmeras brigas ocasionadas pelos seus temperamentos explosivos, Petruchio e Catarina finalmente se entendem e admitem que se amam. Catarina descobre que está grávida, e os dois ficam ainda mais felizes. A má notícia do casamento de Batista com Marcela parece trazer uma vantagem para o casal: o banqueiro pretende entregar à filha várias apólices do seu banco, o que a tornará rica e a ajudará a melhorar sua vida com Petruchio. As apólices, entretanto, desaparecem misteriosamente do cofre do pai durante a festa do casamento. A verdade sobre o roubo das apólices só aparece no capítulo final. Petruchio reúne todos os que estavam presentes no dia do crime e pressiona-os até chegar à verdade.

Serviço:
Estreia: 25 de março
Horário principal: de segunda a sábado, às 23h
Horário alternativo: de segunda a sábado, às 13h30


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado