Território do Brincar lança o filme "Miradas", que aborda o processo de observação do brincar livre de crianças em variados contextos


O documentário, que será lançado dia 03/06, estará disponível na plataforma Videocamp para exibições online e gratuitas

O que o brincar livre e espontâneo das crianças nos revela? Como observá-lo de forma viva? Motivado por essas perguntas, o Território do Brincar convidou oito pesquisadores –Beatriz Olival, Elisa Hornett, Gabriel Limaverde, Lia Mattos, Reinaldo Nascimento, Renata Meirelles, Sandra Eckschmidt e Soraia Chung Saura – que durante um ano realizaram um trabalho de observação do brincar livre de crianças em diferentes contextos. Parte do resultado desse processo é o filme "Miradas", que será lançando dia 3 de junhoO documentário poderá ser assistido online e gratuitamente na plataforma Videocamp.

"Miradas" registra como foi o processo de cada pesquisador ao adentrar nos gestos, narrativas e paisagens do brincar de diferentes grupos infantis por meio da fenomenologia de Goethe. Esse percurso consiste em quatro passos e que, neste grupo, foram referenciados nos elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.

A fenomenologia tem como premissa a apreensão do fenômeno, o voltar às coisas mesmas, olhar para as essências. E ao mesmo tempo em que intensifica a percepção sensorial, também se caracteriza como uma possibilidade de autodesenvolvimento para o pesquisador/educador, na medida em que constrói um processo de conscientização e elaboração reflexiva mais autônoma.

"Temos que desaprender muita coisa para, então, nos colocarmos no lugar cuidadoso de observador. E essa construção de um olhar só se cria e se desenvolve quando paramos efetivamente para ver as crianças brincando", ressalta Renata Meirelles, coordenadora do programa Território do Brincar, do Instituto Alana.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado