“Ultraje”, documentário sobre a banda Ultraje a Rigor, estreia no Canal Brasil

 

Filme acompanha os mais de 35 anos de história do grupo   

 

Na próxima quarta, às 20h, estreia na faixa "É Tudo Verdade", do Canal Brasil, o documentário "Ultraje", de Marc Dourdin, sobre uma das bandas de mais sucesso no cenário nacional na década de 80, o Ultraje a Rigor. O filme homenageia os 35 anos do grupo, caminhando por sua história através de um vasto acervo de fotos, vídeos e depoimentos de produtores e músicos de suas diversas formações. A coprodução do Canal Brasil e da Mamute Filmes foi exibida no 10º In-Edit Brasil, em 2018.

Destacando-se pelo estilo rebelde e pelas letras irreverentes e críticas, o Ultraje a Rigor deixou sua marca ao conquistar os primeiros discos de ouro e de platina do rock nacional. Para celebrar essa trajetória notável, que incluiu recordes de público pelas casas de show em todo o Brasil e diversas músicas simultaneamente nas paradas de sucesso, o diretor Marc Dourdin faz um recorte sem disfarces da história dos integrantes, não deixando de lado casos como a acusação de estupro sofrida pelo vocalista depois de uma apresentação em Chapecó (SC), os inúmeros desentendimentos que levaram às constantes trocas dos membros, a relação conturbada com as gravadoras, a censura sofrida no período militar e as extravagâncias nas turnês da banda.

O longa-metragem, apesar de acompanhar o percurso do Ultraje até os dias atuais, é uma rica viagem aos anos 1980, com uma montagem recheada de materiais inéditos dos integrantes, transportando o espectador para o papel de quinto elemento do conjunto. Além disso, o roteiro consegue transmitir de maneira sutil a flagrante influência do contexto político e social da época para o surgimento do grupo e de sua estética, fundamental para o fortalecimento da cena paulista – junto a bandas como Ira! e Titãs. Para todas as pessoas, fãs ou não, a obra é um retrato fiel do fenômeno que invadiu a praia de todos os brasileiros e, ao mesmo tempo, um convite para se deliciar com a época de consolidação rock nacional.

 

Ultraje (2018) (92')

INÉDITO E EXCLUSIVO

Horário: quarta, dia 8/5, às 20h

Classificação: 12 anos

Direção: Marc Dourdin


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​NOVA SAFRA DE “UMA MULHER DE PESO” NO TLC SEGUE WHITNEY THORE EM FASE CRÍTICA DA CARREIRA E NA VIDA PESSOAL

​EM SAFRA INÉDITA NO TLC, “OS BUSBYS + 5” VIAJAM A NOVA YORK E APOSTAM EM NOVO NEGÓCIO

Paramount Channel Programação Semanal 1º a 07 de abril