Barragens em Minas Gerais são tema do filme "O Amigo do Rei" que chega aos cinemas dia 8 de agosto


Documentário dirigido por André D'Elia mostra que novos desastres ambientais no Brasil podem acontecer a qualquer momento; trilha sonora traz música de Criolo

Pôster de "O Amigo do Rei" com o deputado fictício Rey Naldo: relações íntimas entre política e mineração

São Paulo, julho de 2019 – Chega aos cinemas no dia 8 de agosto o filme "O Amigo do Rei", dirigido por André D'Elia ("Ser Tão Velho Cerrado", "Belo Monte, Anúncio de uma Guerra" e "A Lei da Água"). Este é o primeiro lançamento do programa O2 Play Docs da distribuidora O2 Play ocupando salas de cinema em 17 cidades brasileiras com sessões em horário nobre. Veja o trailer www.youtube.com/watch?v=3sqPOSR4SIo&feature=youtu.be

No filme conhecemos o personagem fictício Rey Naldo, interpretado pelo ator Luciano Chirolli. Ao acompanhar a rotina de negociações do político, o público entende o que se passa nos bastidores do poder e como as injustiças são cuidadosamente construídas no País. Em "O Amigo do Rei" o deputado trabalha justamente para evitar punições aos envolvidos na tragédia de Bento Rodrigues em 2015. E assim, abre caminho para que os crimes ambientais continuem sendo tratados como "acidentes".

Novo crime em Brumadinho

Com o novo rompimento em Brumadinho no começo de 2019, o documentário continua servindo como um alerta: outras barragens mineiras ainda apresentam riscos à população diariamente como ocorre na cidade de Congonhas onde milhares de pessoas vivem logo abaixo de uma barragem de rejeitos da mineração.

Em "O Amigo do Rei" D'Elia ainda traz imagens de famílias que perderam tudo de uma hora para outra e depoimentos de especialistas no assunto, ampliando a percepção do público sobre a realidade do estado de Minas Gerais.

Criolo na trilha

Produzido pela Cinedelia, "O Amigo do Rei" conta com o apoio cultural da O2 Filmes, da Quanta, da Mandril Áudio e faz parte do projeto de informação ambiental "Mar de Lama Nunca Mais".

A trilha sonora é de Eduardo Bolzan e o filme traz também músicas de Criolo, Alex Buck, Orkestra Bandida, Alexandre Guerra, Manuel Boca, entre outros.

Cena de "O Amigo do Rei": após tragédia ambiental em Bento Rodrigues em 2015, documentário mostra famílias que perderam tudo

Sinopse

O filme "O Amigo do Rei" é um híbrido de documentário e ficção que tem como tema o maior crime ambiental da História do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG) e suas consequências. O filme acompanha de modo ficcional o cotidiano do deputado federal Rey Naldo nos bastidores do Congresso Nacional, mostrando as relações íntimas existentes entre política e mineração.

"O Amigo do Rei" é ao mesmo tempo um documentário investigativo e uma ficção alegórica que revela um sujeito político empresarial diluído na sociedade brasileira desde o período colonial.

"O Amigo do Rei" direção André D'Elia (142 minutos)

Estreia dia 8 de agosto

Veja o trailer: www.youtube.com/watch?v=3sqPOSR4SIo&feature=youtu.be

Link com fotos e pôster drive.google.com/drive/folders/1VSwZWXVu8DzCs9O73A_crDnhp0-TiimI

FICHA TÉCNICA

Direção: André D'Elia

Produção Executiva: André D'Elia e Henrique Grise

Roteiro: André D'Elia e Raoni Reis

Coordenação de Produção: Henrique Grise

Direção de Fotografia: Leonardo Pepino

Direção de Arte e Motion Design: Vital Pasquale

Montagem: Raoni Reis e André D'Elia

Som Direto: Tomás Franco, Gustavo Zysman Nascimento, Gustavo Canzian e Luis Rovai

Produção Local: Luciara Mota

Direção de Produção (ficção): Dani Chinellato

Platô (ficção): Francisco Garcia

Direção de Arte (ficção): Gabriela Nassar

Figurino: Bia Pieratti e Carol Reissman

Design do cartaz: Marcos Rodriguês

Elenco

Luciano Chirolli como deputado Rey Naldo

Rafael Golombek como senador

João Signorelli como lobista

Tony Giusti como empresário

Elvis Shelton como assessor

Juliana Ladeira como secretária

Walter Figueiredo como delegado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado