BEI EDITORA E OI FUTURO APRESENTAM CHANTAL AKERMAN: TEMPO EXPANDIDO


Obra registra a experimentação e a atualidade da cineasta belga falecida em 2015, um dos mais importantes representantes da arte contemporânea


De novembro de 2018 a janeiro de 2019, o Rio de Janeiro recebeu pela primeira vez as videoinstalações de Chantal Akerman. Organizada por Evangelina Seiler e apresentada pelo Oi Futuro, a mostra Chantal Akerman – Tempo expandido reuniu parte fundamental do universo artístico da cineasta belga, já conhecido do público da 29ª Bienal de São Paulo, da Bienal de Veneza e da documenta de Kassel, na Alemanha.

O universo revelado na mostra carioca é matéria-prima do livro homônimo, coeditado pela BEI e parte da Coleção Arte e Tecnologia do Oi Futuro. O volume reúne imagens das instalações presentes na mostra ("Anoitecer em Xangai", "O quarto", "Verão maníaco" e "No espelho") e textos que oferecem ao leitor uma visão ampla do trabalho, do pensamento e da importância de Akerman no panorama geral da cultura contemporânea. Ele traz, assim, uma entrevista à crítica de arte Élisabeth Lebovici e a transcrição de uma conversa entre a pesquisadora Ivone Margulies e a produtora Claire Atherton, que colaborou com a artista por mais de trinta anos e que assina também um texto em sua homenagem. Extratos do livro Minha mãe ri, de Akerman, e uma introdução de Evangelina Seiler completam a obra.

Mais que o catálogo de uma exposição, Chantal Akerman – Tempo expandido é uma introdução e um aprofundamento na vida e na obra de um dos nomes mais instigantes da cultura e do cinema contemporâneos.


CHANTAL AKERMAN – TEMPO EXPANDIDO

Curadoria: Evangelina Seiler

Participação: Chantal Akerman, Claire Atherton, Élisabeth Lebovici e Ivone Margulies

Idealização e produção: Cisma Produções

Realização: Oi Futuro

Parceria: Marian Goodman Gallery

Patrocínio: Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro

Número de Páginas: 120

Formato: 19,5 x 25,5 cm

Idioma: Português/Inglês

Ano de Publicação: 2019

ISBN: 978-85-7850-154-9

Preço de capa: R$ 70,00

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado