O SOM DO VINIL TRAÇA UM PANORAMA INÉDITO DA MÚSICA BRASILEIRA PELA ÓTICA DAS MULHERES

 

Ao entrevistar 26 artistas das mais diferentes gerações, como Gal Costa, Letrux, Elza Soares, Joyce, Sandra de Sá, Doris Monteiro, Roberta Sá, Letrux, Zélia Duncan e Leny Andrade, o músico e pesquisador Charles Gavin se debruça sobre questões de gênero e revela histórias intimistas sobre preconceito e resistência

 

Charles Gavin se jogou de cabeça no universo feminino para traçar um panorama inédito da música brasileira sob a ótica de grandes mulheres, das mais diferentes gerações. A 13ª edição do programa O Som do Vinil, que estreia no dia 15 de julho, às 23h, no Canal Brasil, e terá pré-estreia, com os cinco primeiros episódios disponíveis também para não assinantes, no Canal Brasil Play, a partir de 10 de julho, apresenta entrevistas com 27 intérpretes, compositoras e musicistas. Este ano, as conversas vão além da arte, e questões de gênero, machismo e homofobia são discutidas pela primeira vez. "O meio da música ainda é muito machista e até hoje a mulher é muito associada ao ofício de cantora. Não existe na língua portuguesa o feminino da palavra 'músico'. Eu chamo as artistas da música de musicistas, mas é uma licença poética", diz Gavin, que reuniu uma equipe inteiramente formada por mulheres para esta temporada. A direção do programa é dele e de Gabriela Gastal.

Os episódios passeiam pela história de discos notáveis produzidos por artistas da nova geração, como a carioca Letrux e a baiana Xênia França, e de grandes damas como Elza Soares, Sandra de Sá, Leny Andrade e Gal Costa, que abre a temporada. O baterista e pesquisador ainda recebe personalidades como Roberta Sá, Fernanda Takay, Zélia Duncan, Leila Pinheiro, Joyce, Fátima Guedes, Simone, Dóris Monteiro e Joanna, Tia Surica e Aurea Maria, da Portela, entre outras. E joga luz sobre artistas que estão longe dos holofotes, como Sandra Pera, que depois de deixar As Frenéticas lançou um único LP solo, em 1983; Doris Monteiro, rainha do rádio, que fala sobre o disco "Sobre Doris Monteiro", de 1969; e Eliana Pittman, que comenta o álbum "Tô Chegando, Já Cheguei", de 1974, e sobre o ápice de sua carreira, quando tocou no Olympia de Paris e foi entrevistada por Jerry Lewis, em seu talk show. 

Colecionador ávido de LPs raros e pesquisador atento aos lançamentos da produção nacional, o antigo baterista dos Titãs comanda o longevo programa, que é considerado o mais importante sobre música da televisão brasileira. As entrevistas abordam trabalhos antigos e atuais, dissecando faixa a faixa o que há por trás e à frente de cada álbum.

"Estamos contando a história da música brasileira pelo olhar feminino e não podemos mais passar por cima da questão de igualdade de direitos. Todo mundo está preocupado porque a prioridade desse novo governo não é a cultura brasileira. Naturalmente, o caráter político dessa temporada nos encaminha para essas discussões e nenhuma convidada nossa lavou as mãos na questão política, todas se posicionaram. Sempre estive perto desse lado feminino e sempre achei que era o melhor lado", afirma o apresentador.

A nova temporada com 26 episódios começa com Gal Costa, que fala sobre seu 40º e mais recente álbum, "A Pele do Futuro", lançado em 2018. "Eu nasci para fazer o que eu faço. E sabendo que eu vim aqui para isso. E sempre busquei, por intuição, os caminhos certos. Sempre fui muito espiritualizada e, à medida que fui crescendo e amadurecendo, fui tendo certeza absoluta que o meu trabalho é um trabalho espiritual".

 

"O Som do Vinil" (2019) (26 x 25'), com Charles Gavin
INÉDITO e EXCLUSIVO
Pré-estreia: quarta, dia 10/7, no Canal Brasil Play
Estreia: segunda, dia 15/7, às 23h
Horário: segundas, às 21h
Classificação: Livre
Convidadas na ordem de exibição: Gal Costa; Elza Soares; Sandra de Sá; Letrux; Xenia França; Roberta Sá; Fernanda Takai; Dona Ivone Lara com Teresa Cristina; Eliana Pittman; Leila Pinheiro; Nilze Carvalho; Wanda Sá; Aurea Martins; Sandra Pera; Leny Andrade; Laura Finocchiaro; Velha Guarda da Portela com Tia Surica e Aurea Maria; Joanna; Zelia Duncan; Olivia Byington; Doris Monteiro; Joyce; Olivia Hime; Watusi; Fatima Guedes; e Simone.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado