Documentário "O Corpo é Nosso!" discute sobre a liberação do corpo da mulher brasileira


Filme dirigido por Theresa Jessouroun foi premiado como Melhor Edição de Som no Cine PE e também exibido no Festival Internacional Porto Femme (Portugal) e do Durban Int'l Film Festival (África do Sul)

Cena de "O Corpo é Nosso!"

São Paulo, agosto de 2019 – Chega aos cinemas no dia 5 de setembro o filme "O Corpo é Nosso!", dirigido por Theresa Jessouroun e produzido pela Kinofilmes. Este é o segundo lançamento do programa O2 Play Docs, da distribuidora O2 Play, ocupando salas de cinema em 17 cidades brasileiras com sessões em horário nobre. Veja o trailer www.youtube.com/watch?v=wsQmTAmRnvQ&list=UUNRcoHP-yS_JOWcup1gSU4Q&index=3

Para a diretora, o filme será lançado em um momento fundamental para a discussão sobre a mulher na sociedade brasileira. "Os movimentos feministas estão ganhando força e fazendo conquistas. As mulheres estão ganhando voz e espaço. Não só as mulheres, mas todos os que sempre foram segregados: negros, periféricos e LGBTQs. É importante que todos reflitam juntos sobre as reivindicações das mulheres e também sobre opressão de gênero, classe e raça entranhados na nossa sociedade", avalia.

O filme venceu na categoria Melhor Edição de Som o Cine PE 2019 e também foi exibido na Mostra Competitiva do Festival Internacional Porto Femme, em Portugal, e do Durban Int'l Film Festival, na África do Sul.

Dois anos e meio de pesquisas

Acostumada a se aprofundar sobre o tema a ser documentado, a diretora explica que "O Corpo é Nosso!" consumiu dois anos e meio entre pesquisa, captação de recursos, produção e finalização. "Nos demos conta de quão amplo é este tema, deixando de fora questões muito importantes e interessantes e que dispõem de muito material de arquivo, e que podem dar origem a um segundo documentário ou a uma série", adianta a Theresa.

O filme também traz cenas de ficção. "Elas foram criadas para mostrar a reflexão que os documentários - e este em particular - podem provocar, num exercício de metalinguagem: o personagem do jornalista, ao assistir minhas entrevistas e o material de arquivo deste filme, faz uma auto-reflexão sobre seu próprio comportamento e sobre os preconceitos de classe e raça entranhados na sua família e na nossa sociedade", comenta a diretora que também dirigiu os documentários "À Queima Roupa", "Dois Mundos" e "Samba".

Sinopse

"O Corpo é Nosso!" é um documentário sobre a trajetória da liberação do corpo da mulher brasileira. Utilizando-se do conceito "docficção", incorpora o drama do jornalista Marcos que, na sua pesquisa, faz uma descoberta impactante sobre seu passado. Ao assistir as entrevistas e o material deste filme, em um exercício de metalinguagem, ele faz uma autorreflexão sobre o racismo e o machismo impregnados nele e na sociedade. O filme mescla entrevistas, cenas ficcionais e imagens de arquivo que ilustram os fatores que contribuíram para esta liberação e propõe uma discussão sobre o feminismo através da desconstrução do masculino.

Cena de "O Corpo é Nosso!" já exibido em três festivais neste ano

"O Corpo é Nosso!", direção Theresa Jessouroun (85 minutos)

Estreia dia 5 de setembro

Veja o trailer: www.youtube.com/watch?v=wsQmTAmRnvQ&list=UUNRcoHP-yS_JOWcup1gSU4Q&index=3

Link com fotos e pôster drive.google.com/drive/folders/15Te_ZM12xY8Nszql1aiDqsPEWB4CN-ls

FICHA TÉCNICA

Direção, Roteiro e Produção Executiva: THERESA JESSOUROUN

Consultoras: LUCIANA BOITEUX, SABRINA GINGA e TAINÁ KAPAZ

Diretor de Fotografia e Câmera: DANTE BELLUTI

Som: MARCOS CANTANHEDE

Assistente de Direção: SABRINA GINGA

Edição: THERESA JESSOUROUN e IDÊ LACRETA

Casting e Preparação de Elenco: ERNESTO PICCOLO

Edição de Som: SIMONE PETRILLO e CRISTIANO SCHERER

Mixagem: CRISTIANO SCHERER

Co-Produtores: GLOBOFILMES, GLOBONEWS e AFINAL FILMES

Produtor Associado:ALBERTO FLAKSMAN

Produtora: KINOFILMES

Distribuição: O2 Play

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado