"POIS OS DOIS SE INVENTAM DO QUASE INVISÍVEL" – CINEMA E POESIA NO SESC AVENIDA PAULISTA


Projeto idealizado por Caetano Gotardo e Carla Kinzo. Presença de Angélica Freitas, Andrea Marquee, Bruno Cucio, Carlito Azevedo, Cris Lyra, Fabio Weintraub, Larissa Siqueira, Lincoln Péricles, Maria Clara Escobar, Pedro Nishi e Vinicius Silva

No Sesc Avenida Paulista, o projeto "Pois os dois se inventam do quase invisível - Cinema e Poesia" investiga as relações entre a linguagem audiovisual e a poesia, tendo como mote a aproximação das práticas criativas do cinema e da literatura verso, suas similaridades e consonâncias. Entre 13 de agosto a 6 de setembro, Caetano Gotardo e Carla Kinzo ministram a oficinaque se propõe a aproximar as práticas criativas do cinema e da poesia por meio de exercícios de leitura, escrita e criação de imagens e sons, buscando o que há em comum entre esses dois universos tão pautados pela pluralidade de siginificados. No dia 28 de agosto, acontece o Cine Sarau que mescla leituras de poemas por poetas e atrizes convidadas, canções interpretadas ao vivo e exibições de curtas-metragens, além de uma roda de conversa.

"O iceberg seduz a alma
(pois os dois se inventam do quase invisível)
a vê-lo assim: concreto, ereto, indivisível." ("O Iceberg Imaginário", 1946, Elizabeth Bishop).

Com título inspirado em um verso de Elizabeth Bishop no qual ela aproxima a estrutura monumental e material de um iceberg à nossa ideia muito mais abstrata do que seja a alma, Caetano Gotardo e Carla Kinzo propõem uma oficina prática focada na relação entre cinema e poesia e o Cine Sarau.

Cine Sarau, idealizado por Caetano e Carla, ainda recebe a poesia de Angélica FreitasCarlito Azevedo Fabio Weintraub; as atrizes Andrea Marquee e Larissa Siqueira; e a presença dos cineastas Maria Clara EscobarPedro NishiVinicius SilvaBruno CucioCris Lyra e Lincoln Péricles. Na ocasião, exibição dos filmes "Passeio de família", de Maria Clara Escobar (Brasil, 2010, 9'); "Liberdade", de Pedro Nishi e Vinicius Silva (Brasil, 2018, 25'); "Um homem satisfeito", de Bruno Cucio e Cris Lyra (Brasil, 2015, 16'); "Bup", de Dandara de Morais (Brasil, 2018, 7'); e "Aluguel, o filme", de Lincoln Péricles (Brasil, 2015, 16').

Caetano Gotardo é diretor, roteirista, montador e poeta. Seu último filme "Seus ossos e seus olhos" (2019) estreou na Mostra de Cinema de Tiradentes e no Festival Internacional de Rotterdam (HOL).
Carla Kinzo é dramaturga, poeta e atriz. Tem publicados os livros de poemas Matéria (2012), Cinematógrafo (2014), Eslovênia (2017), dentre outros.

Serviço

Oficina | "Pois os dois se inventam do quase invisível - Cinema e Poesia"

Com Caetano Gotardo e Carla Kinzo
Quando: De 13 de agosto a 6 de setembro de 2019. Terça e sexta, das 19h às 22h.
Classificação: 18 anos.
Local: 4º andar – Tecnologias e Artes.
Lotação: 20 lugares.
Ingressos: Inscrição mediante envio de carta de intenção até 5/8 para o e-mail cursos@avenidapaulista.sescsp.org.br


Cine Sarau | "Pois os dois se inventam do quase invisível - Cinema e Poesia"

Com Caetano Gotardo e Carla Kinzo. Convidados: Angélica Freitas, Andrea Marquee, Bruno Cucio, Carlito Azevedo, Cris Lyra, Fabio Weintraub, Larissa Siqueira, Lincoln Péricles, Maria Clara Escobar, Pedro Nishi e Vinicius Silva.
Quando: Dia 28 de agosto de 2019. Quarta, 20h às 22h30
Classificação: 16 anos.
Local: Térreo – Praça. 
Lotação: 80 lugares.
Ingressos: Gratuito. Retira de ingressos com 1h de antecedência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado