Comportamento de fãs inspira mercado audiovisual e revival de séries em filmes aquece indústria e atrai produtores

Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2019 – Fãs de séries já provaram que são capazes de realizar atos inimagináveis por amor a elas. Lá nos anos 60 os apaixonados pela série Star Treck escreveram cartas para a NBC, emissora original da obra, pedindo que a franquia continuasse e não fosse encerrada após apenas duas temporadas.

O sucesso de Star Treck foi comprovado posteriormente com os lançamentos dos filmes. Veronica Mars também rendeu filme em 2014. Neste caso, por meio da plataforma de financiamento que conecta diretamente desenvolvedores e patrocinadores, a Kickstarter. Foram 5 milhões de dólares arrecadados em apenas um dia, acima da meta prevista, e 100 mil doadores.

A última temporada de Downton Abbey foi exibida em 2015 e um pouco antes do lançamento do longa, recentemente em Londres, dia 13 de setembro, fãs invadiram o castelo Highclere (sul da Inglaterra), onde as cenas da obra foram rodadas.

Os apaixonados por Breaking Bad estão cada vez mais ansiosos para o lançamento em 11 de outubro, na Netflix, de El Camino: A Breaking Bad Movie e saber o que aconteceu com o personagem Jesse Pinkman (Aaron Paul).

Recentemente, o astro de Bollywood, Shah Rukh Khan, comprou os direitos de adaptação e transmissão de La Casa de Papel, com o intuito de transformar a história em um filme.

Nesse contexto é possível entender o interesse dos produtores nesse tipo de revival. "Os universos das séries continuam vivos para os fãs e fazer filmes é uma maneira de promover esse reencontro com os personagens. É também, hoje, uma maneira de aproveitar as muitas janelas de exibição e os serviços de streaming". Diz Pedro Curi, especialista em cultura de fãs e coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM Rio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado