Cultura: DESTAQUES DA SEMANA DE 5 A 8 DE SETEMBRO



https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20190830144200_quinta.png

Papo de Mãe – Síndrome de Down

Papo de Mãe desta quinta-feira (5/9) fala sobre o coração da criança com síndrome de down, que necessita de maiores cuidados. Para discutir o assunto, a edição traz a cardiologista Anna Domingues Bohn e Andréa Barbi, mãe do Victor, de 18 anos, e da Nathalia, de 15, que tem síndrome de down. Já na reportagem do dia, o programa mostra um time especial: os jogadores do futsal Down do Juventus. Apresentado por Roberta Manreza e Mariana Kotscho, vai ao ar às 18h45, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

 

Metrópolis – Milton Hatoum

Nascido na cidade de Manaus, Milton Hatoum imprime – naturalmente –, em grande parte de suas obras, sua conexão com a Floresta Amazônica. No Metrópolis desta quinta-feira (5/9), dia em que é celebrada a Amazônia, o autor de livros como Relato de Um Certo OrienteCinzas do Norte e Dois Irmãos, retrata de que forma o bioma esteve e está presente em sua literatura. O dia escolhido para falar sobre o assunto e, também, repensar a data faz referência ao momento em que o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas). Apresentado por Adriana Couto e Cunha Jr., vai ao ar às 20h45, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20190830144207_sexta.png

Persona em Foco – Ivam Cabral e Rodolfo Vasquez

Nesta sexta-feira (6/9), o Persona em Foco recebe dois membros do grupo teatral Os Satyros, os atores Ivam Cabral e Rodolfo Vasquez, que serão entrevistados pelo dramaturgo Sérgio Roveri e pelo jornalista cultural Miguel Arcanjo Prado. Rodolfo nasceu na cidade de Ribeirão Claro, interior do estado do Paraná, formou-se em Artes Cênicas pela PUC de Curitiba, em 1989, e fundou a companhia de teatro Os Satyros. Já Ivam é mestre em Prática Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com tese sobre o "teatro veloz", metodologia de trabalho desenvolvida pela companhia. Ao longo do programa, eles falam sobre suas vidas, carreiras e os projetos dos Satyros. A atração, que conta com apresentação de Atílio Bari, vai ao ar na TV Cultura, no canal oficial do programa no YouTube e no aplicativo Cultura Digital, às22h15.

https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20190830144217_s-bado.png

Cultura Livre – Thiago Pethit

Ainda no sábado (7/9), o Cultura Livre recebe Thiago Pethit, que apresenta seu mais recente álbum: Mal dos Trópicos (Queda e Ascenção de Orfeu da Consolação). No programa, ele dá detalhes sobre as influências que interferiram no processo de criação do novo trabalho. Para dar uma amostra do disco, Thiago interpreta Rio, Me Destrói, Noite Vazia e Orfeu. A edição ainda conta com uma pergunta de Hélio Flanders, vocalista da banda Vanguart, para o cantor e uma preciosidade do acervo da TV Cultura. Apresentado por Roberta MartinelliCultura Livre vai ao ar às 18h15, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

 

https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20190902132154_estreia.png

Cultura Mundo – Pequim

Pequim era uma capital improvável. Situada na periferia da antiga China, poderia ter permanecido uma cidade fronteiriça insignificante, mas não para a visão de alguns homens extraordinários. Eles viram seu valor estratégico e construíram nas suas planícies uma grande capital. A faixa Cultura Mundo estreia, no sábado (7/9), a série Pequim, produzida pela BBC. Em seu primeiro episódio, Centro do Cosmos, a atração traz a história da cidade projetada para replicar a visão chinesa do cosmos e criada de acordo com os princípios do feng shui – o equilíbrio perfeito entre yin e yang. Exibida pela primeira vez na TV aberta, vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20190830144223_domingo.png

Sr. Brasil – Yoshimi Katayama

No domingo (8/9), a cantora japonesa de chorinho Yoshimi Katayama é a convidada de Rolando Boldrin no programa Sr. Brasil, que vai ao ar a partir das 9h, na TV Cultura. Nascida na Cidade Tamamura da Província de Gunma, no Japão, a artista chama a atenção pela facilidade em cantar e a velocidade na articulação das palavras em português. No programa, ela canta, acompanhada por Lúcio Rodrigues no violão de sete cordas, as músicas Fala Baixinho (Pixinguinha/Hermínio Bello de Carvalho), Teco Teco (Pereira da Costa/Milton Villa), Brasileirinho (Waldir Azevedo) e Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu/Eurico Barreiros).

 

Café Filosófico – Novas fronteiras entre identidade e direitos humanos

Café Filosófico apresenta, no domingo (8/9), mais um episódio da série Desafios da identidade no mundo contemporâneo, que discute as relações entre os direitos humanos e questões de identidade. A edição debate as realidades das sociedades modernas – que muitas vezes não garantem direitos básicos a seus cidadãos. A atração também discute como aqueles que têm seus direitos negados constituem, apesar de toda precariedade, suas existências; e como aqueles que têm seus direitos garantidos devem se comportar diante da dor do outro. A atração vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no canal do YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

 

Sala de Cinema – Arábia

Ainda neste domingo (8/9), a TV Cultura exibe na faixa Sala de Cinema o filme ArábiaA produção conta a história de Cristiano, um operário de uma fundição em Ouro Preto, que encontra por acaso o diário de um operário metalúrgico que sofreu um acidente. Por meio dessas memórias, Cristiano embarca em uma jornada pelas condições de vida de trabalhadores marginalizados. A obra recebeu os prêmios de melhor filme e de melhor ator para Aristides de Sousa, protagonista do longa, no Festival de Brasília de 2017. A produção inédita vai ao ar às 23h, na emissora e no aplicativo Cultura Digital.

Ficha técnica:

Ano: 2018

Direção: Affonso Uchoa e João Dumans

Elenco: Aristides de Sousa, Murilo Caliari e Renata Cabral

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 16 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado