Cultura: DESTAQUES DA SEMANADE 11 A 15 DE SETEMBRO

https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20190906143434_quarta.png

Opinião Nacional – Vacinas

Consideradas erradicadas no Brasil, sarampo, pólio, difteria e rubéola voltam a ameaçar a população. Boletins da OMS advertem que está em curso no país um surto de sarampo, doença altamente contagiosa que pode causar a morte de crianças pequenas ou deixar sequelas graves. O Opinião Nacional desta quarta-feira (11/9) trata do cenário atual e das razões da queda da cobertura vacinal no Brasil. Para falar sobre o assunto, recebe a infectologista do Instituto Emílio Ribas Rosana Richtmann; a médica pediatra e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Mônica Levi; o biólogo e diretor do Instituto de Ciências Biológicas da USP (ICB), responsável pelo laboratório de desenvolvimento de vacinas, Luiz Carlos Ferreira. A atração vai ao ar na TV Cultura, às 23h15, e ganha um horário de reprise aos domingosàs 22h, a partir do dia 15 de setembro.

https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20190906143441_quinta.png

Papo de Mãe – Saúde Ocular das Grávidas e dos Bebês

Ao engravidar, muitas mulheres percebem alterações na visão. Mas por que isso acontece? Para sanar essa e outras questões, o Papo de Mãe desta quinta-feira (12/9) fala sobre a saúde ocular da mulher grávida. No programa, a oftalmologista Mayra Leite explica porque os graus de miopia e astigmatismo podem sofrer aumento durante esse momento. Além disso, ela também esclarece dúvidas frequentes como: "mudar ou não os óculos?" e "a visão volta ao normal depois?". A edição ainda recebe o ginecologista e obstetra Alberto Guimarães, que aborda a formação dos olhos do bebê ao longo da gravidez. Apresentado por Roberta Manreza e Mariana Kotscho, vai ao ar às 18h45, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20190906143447_sexta.png

Persona em Foco – Denise del Vecchio

Na sexta-feira (13/9), o Persona em Foco recebe a atriz, escritora, diretora, dramaturga e professora brasileira Denise del Vecchio, que será entrevistada pelo dramaturgo e telenovelista Alcides Nogueira e pela atriz Tuna Dwek. Denise começou a carreira jovem, com aproximadamente 15 anos, no início dos anos 70. Ao lado de seu ex-marido Celso Frateschi, Denise formou o grupo Teatro Núcleo. Com a trupe, a atriz se apresentou em teatros da periferia até 1978. Com o passar do tempo, Del Vecchio resolveu partir para a carreira individual atuando em telenovelas. Começou na TV Tupi, em 1974, na telenovela Ídolo de Pano. Na televisão, atuou em séries e novelas das emissoras Rede Globo, Record, Rede Bandeirantes, Manchete e SBT. A atração, que conta com apresentação de Atílio Bari, vai ao ar na TV Culturaàs 22h15, no canal oficial do programa no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.



https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20190906143909_estreia.png

Visceral Brasil – Quem Me Deu Foi o Mar

Ainda na sexta-feira (13/9), a TV Cultura estreia a série Visceral Brasil – As Veias Abertas da Música, que registra a diversidade e a pluralidade da sonoridade da nossa música de raiz – com seus mestres e grupos, origem e base de construção da música popular brasileira. O primeiro episódioQuem Me Deu Foi o Mar, fala sobre a compositora Lia de Itamaracá, que viveu toda a sua vida na praia de Jaguaribe, Pernambuco, onde cria e encanta com sua voz, força e presença, sempre ao lado do mar. A atração vai ao ar à 00h45 na TV Cultura e também no aplicativo Cultura Digital.

https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20190906143455_s-bado.png

Cultura Livre – O Terno

No sábado (14/9), o programa Cultura Livre recebe a banda O Terno, que apresenta músicas do seu quarto disco, <atrás/além>. O trio paulistano fala sobre as antíteses presentes no álbum e também sobre a participação de Devendra Banhart e Shintaro Sakamoto na música Volta e Meia. No programa, eles cantam faixas do novo disco, como Nada/TudoPegando Leve Bielzinho/Bielzinho. A edição ainda conta com participação do público e com uma matéria sobre Celso Marcílio. Apresentado por Roberta Martinelli, vai ao ar às 18h15, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

 

Clássicos – Ballet Stagium - Sonhos Vividos (Homenagem a Elis Regina)

Ainda no sábado (14/9), a faixa Clássicos exibe o novo espetáculo do Ballet StagiumSonhos Vividos. Em uma homenagem a Elis Regina, a produção teatral traça um percurso poético da história recente do país ao passar pela vida e obra de uma das maiores intérpretes do Brasil. A peça, lançada neste ano, é uma criação de Décio Otero e conta com a direção de Marika Gidali, também fundadores da companhia de dança. A primeira homenagem do Stagium à artista foi em 1988, com Que Saudades de Elis, seis anos após sua morte. Vai ao ar às 23h, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20190906143510_domingo.png

Sr. Brasil – Luciana Mello

Ainda no domingo (15/9), a cantora e compositora Luciana Mello é a convidada de Rolando Boldrin no programa Sr. Brasil. Filha do cantor Jair Rodrigues e irmã do cantor Jair Oliveira, Luciana atua como cantora desde os sete anos e conta com sete discos solo. No programa, ela canta as músicas Joia Rara (Walmir Borges), Na Correria (Jair Rodrigues) e Estrela Sorridente (Jair Rodrigues). A atração vai ao ar a partir das 9h, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

 

https://tvcultura.com.br/upload/redactor/20190906144000_estreia.png

Planeta Terra – A Grande Natureza Azul

Estreia na TV Cultura, neste domingo (15/9), a série produzida pela Love Nature 4KA Grande Natureza Azul. A série documental retrata os principais ecologistas marinhos do mundo em uma viagem de descoberta, enquanto se aventuram em cantos remotos do planeta e descobrem segredos oceânicos. O primeiro episódio explora as Ilhas Socorro, um pequeno arquipélago vulcânico que se ergue abruptamente das águas indomáveis do Pacífico oriental. A faixa vai ao ar às 18h, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

 

Matéria de Capa  A Era dos Descobrimentos

A volta ao mundo de Fernão de Magalhães completa 500 anos em 2019. Para lembrar os cinco centenários do início da viagem, que resultaria na primeira circunavegação do globo, o Matéria de Capa leva ao ar neste domingo (15/9), a partir das 19h, uma edição especial com recursos de animação. O programa, que utiliza infográficos e animações produzidos pela equipe da TV Cultura, reconstitui a saga iniciada pelo navegante português, em 1519, e completada por Juan Sebastián Elcano, em 1522.

 

Café Filosófico – Identidade, Diáspora e Exílio

Café Filosófico apresenta, neste domingo (15/9), uma palestra comandada pelo filósofo Timm de Souza. A edição aborda a configuração do cruzamento significativo das temáticas da "identidade", da "diáspora" e do "exílio" nas obras de Franz Rosenzweig, Emmanuel Levinas e Jacques Derrida, no sentido de demonstrar de que modo esse cruzamento é fundamental para a compreensão de suas obras respectivas. Agora, em novo horário, a atração vai ao ar às 21h, na TV Cultura, no canal do YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado