Na 3ª edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, Sesc chama atenção para relação das pessoas com a comida


Festival acontece nas 40 unidades do Sesc, com mais de 300 atividades, entre oficinas, bate-papos, passeios guiados e feira de orgânicos

Tem na Feira, foto de Dani Sandrini | Cozinhar é preciso, foto de Laura Rosenthal | A saúde está na mesa, foto de Dani SandriniRefletir sobre os hábitos de alimentação, questionar a relação do indíviduo com a comida, estimular escolhas saudáveis e fomentar a agricultura familiar. Estes são os pilares do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, festival que chega à sua 3ª edição e acontece de 1º a 31 de outubro, em todas as 40 unidades do Sesc do Estado de São Paulo.

Voltada a um público de todas as idades e perfis, a programação contempla mais de 300 atividades, segmentadas em sete eixos temáticos: Comer é cultura; A saúde está na sua mesaDiversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; e Conexão comida. São palestras, rodas de conversa, passeios guiados, oficinas, experimentações e feiras de orgânicos que contam com a participação de profissionais de inúmeras especializações, como nutrição, psicologia, gestão ambiental, ecologia, filosofia, sociologia, história e gastronomia.

Não por acaso, o festival acontece no mês do Dia Mundial da Alimentação16 de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer com que a população reflita acerca de temas como alimentação, fome e segurança alimentar.

"Uma das características do mundo contemporâneo é a velocidade com que as coisas têm mudado. Em um contexto tão dinâmico, a relação com a comida, com o ato de comer e seus ritos precisam ser cultivados, respeitando-se os valores e hábitos dos diferentes grupos que formam a sociedade", afirma Danilo Santos de Mirandadiretor do Sesc São Paulo. "Comportamentos e preferências alimentares muitas vezes alertam para a necessidade de ampliação de políticas públicas promotoras de saúde. Entre as preocupações dos órgãos reguladores de vários países, inclusive do Brasil, estão os transtornos alimentares, as dietas e modismos, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e, ainda, o relativo desconhecimento sobre a origem e a forma de produção dos alimentos", completa.

Confira a programação completa em: www.sescsp.org.br/experimenta

Serviço geral
Experimenta! Comida, Saúde e Cultura
De 1º a 31 de outubro de 2019

40 unidades do Sesc
www. sescsp.org.br/experimenta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado