DISCOVERY ESTREIA A SÉRIE “POR QUE ODIAMOS?”, UMA PRODUÇÃO DOS VENCEDORES DO OSCAR(R) ALEX GIBNEYE STEVEN SPIELBERG

 
 

Série em seis episódios é produzida pela Amblin Television e Jigsaw Productions e dirigida pelos vencedores do Emmy® Geeta Gandbhir e Sam Pollard

Estreia no Brasil acontece no sábado, 19 de outubro, poucos dias após a exibição nos Estados Unidos

 
 

Cena da série

Clique aqui para baixar a promo 

Ao longo da história, o ódio e o conflito demonstram ser partes da experiência humana. De trágicos extremos, quando o ódio alimentou a destruição em massa – como o Holocausto ou o genocídio de Ruanda –, a incidentes cotidianos, tais como o bullying na escola ou comentários agressivos nas redes sociais, o ódio se faz presente de inúmeras maneiras. No entanto, mesmo que todos tenhamos a capacidade de odiar, poucos de nós entendem o que desencadeia o ódio e o transforma em uma força destrutiva.

Produzida por Alex Gibney e Steven Spielberg e dirigida por Geeta Gandbhir e Sam Pollard (vencedores do Emmy® com When The Levees Broke:  A Requiem in Four Acts), POR QUE ODIAMOS? (Why We Hate?) concentra-se em uma das emoções mais primárias e destrutivas da humanidade, o ódio. A série lança a proposta oportuna de que é possível encontrar maneiras de trabalhar contra o ódio, impedindo a sua disseminação a partir do conhecimento sobre o funcionamento de nossas próprias mentes.

A série em seis episódios estreia sábado, 19 de outubro, às 21h10, poucos dias após a exibição nos Estados Unidos. A produção segue com episódios semanais, no ar sempre aos sábados. No domingo, dia 20, o episódio já estará disponível no NOW da CLARO TV. A série também será exibida pela TV Cultura a partir do mesmo dia, às 19h, também semanalmente.

"As questões abordadas em POR QUE ODIAMOS? são mais relevantes do que nunca", diz Nancy Daniels, diretora de marca e gênero factual da Discovery. "A Discovery tem muito orgulho de se aprofundar neste assunto crítico ao lado dos cineastas Alex Gibney e Steven Spielberg e das equipes que eles montaram. A ciência é a fonte do conhecimento que precisamos, enquanto a narrativa nos traz esperança. "

De acordo com Gibney e Spielberg: "Conhecer as raízes da condição humana é algo não apenas fascinante, mas necessário para entendermos quem somos. Esta não é uma série que documenta acontecimentos atuais; trata-se de uma investigação, uma tentativa de entender por que odiamos através da ciência e da compreensão do que nos faz humanos. O ódio está em nosso DNA. Se entendermos por que agimos de acordo com determinados padrões, podemos mudar nossa maneira de agir. Essa é a nossa prerrogativa enquanto seres humanos".

A partir de técnicas jornalísticas atuais, investigações históricas aprofundadas e pesquisas inovadoras em psicologia, biologia e neurociência, POR QUE ODIAMOS? traça a rota evolutiva do ódio e seu poderoso impacto sobre indivíduos e sociedades ao longo da história. A ciência do comportamento é uma ferramenta poderosa para nos ajudar a entender o que gera conflito, permitindo que as pessoas tenham conversas difíceis e realistas sobre esses comportamentos destrutivos.

Especialistas são fontes da série e ajudam a desvendar essas questões complexas. Entre eles estão a cientista Laurie Santos e suas contribuições sobre cognição; a antropóloga Brian Hare e informações sobre a evolução; a jornalista e autora Jelani Cobb; a especialista em extremismo Sasha Havlicek; a advogada criminal internacional Patricia Viseur Sellers e o neurocientista Emile Bruneau.

POR QUE ODIAMOS? trabalha para contextualizar os muitos exemplos de ódio na vida cotidiana: as violentas rivalidades que surgem nos jogos esportivos, a retórica odiosa que circula desenfreada nas redes sociais e as divergências acaloradas que surgem em torno de questões políticas, raça, religião e crenças sociais.

A série segue indivíduos corajosos que lutam contra a escalada de conflitos violentos, ouve ex-terroristas e pessoas que trabalharam em favor do genocídio – permitindo que os espectadores tenham acesso a alguns dos exemplos mais contundentes dos efeitos nocivos do ódio.

Entre os pontos explorados pela série está o pensamento grupal e a maneira como ele molda a percepção e o comportamento dos indivíduos. Um exemplo disso é o esporte, onde lealdades profundas se baseiam em fatores como a identidade regional. O amor extremo por um time muitas vezes leva ao ódio ao rival, que pode se transformar em violência contra torcedores adversários. Conforme explica a cientista Laurie Santos, "... os torcedores de futebol tendem a ser tribais ... não apenas em relação aos jogadores e times pelos quais prezam, mas também em relação a outros torcedores. E isso é interessante, pois sugere que não se trata apenas de uma competição". Santos traça paralelos com o ambiente político de hoje: "Os embates políticos ficam cada vez mais tribais, dia pós dia. A distância entre nós e eles está aumentando, o que fomenta o que há de mais violento no tribalismo".

POR QUE ODIAMOS? também destaca as histórias daqueles que viveram uma vida de ódio, incluindo um membro de um grupo dedicado ao ódio, cujas memórias de infância são "estar em uma manifestação com o objetivo de mandar as pessoas para o inferno". A série encontra indivíduos que, influenciados por suas crenças extremadas, cometeram atos severos de ódio e acabaram presos, mas que finalmente conseguiram se desvencilhar dessas ideologias.

Ao longo da temporada, POR QUE ODIAMOS? revela as ligações entre a contemporaneidade e comportamentos evolutivos ancestrais, utilizando a ciência como base para desvendar os vínculos entre o ódio e a natureza humana.

POR QUE ODIAMOS? tem apoio da Discovery Education, líder global em recursos curriculares digitais com conteúdo envolvente destinado ao aprendizado nos ensinos fundamental e médio. Os mais de 5 milhões de educadores e 51 milhões de estudantes em todo o mundo que utilizam a recém-lançada Discovery Education Experience e outros serviços digitais premiados terão em breve acesso a uma variedade de vídeos relacionados a POR QUE ODIAMOS?, além de atividades para sala de aula, planos de aula, guia para pais e muito mais. Por meio desses recursos instigantes, professores, alunos e suas famílias terão a chance de conhecer a relação entre ódio e natureza humana para atuarem na modificação da narrativa.

POR QUE ODIAMOS? é uma produção da Amblin Television e da Jigsaw Productions em associação com Escape Artists para o Discovery Channel. Geeta Gandbhir e Sam Pollard assinam a direção. A série é produzida por Alex Gibney, Steven Spielberg, Frank Marshall, Stacey Offman, Richard Perello, Darryl Frank, Justin Falvey, David McKillop, Jon Bardin, Yael Melamede e Erica Sashin. Da parte da Escape Artists, Steve Tisch é produtor executivo; Nancy Daniels e Howard Swartz são os produtores executivos para o Discovery Channel.

SERVIÇO

POR QUE ODIAMOS? (Why We Hate?)

Estreia: sábado, 19 de outubro, às 21h10

Classificação Indicativa: 12 anos

Cena da série

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado