"O Amigo do Rei", documentário que mostra as barragens de Minas Gerais e narra a as relações entre política e mineração, estréia no Videocamp



Filme de André D'Elia propõe reflexões sobre o que se passa nos bastidores do poder e como novos desastres ambientais no Brasil podem acontecer a qualquer momento

O documentário investigativo "O Amigo do Rei", que tem como tema o maior crime ambiental da história do Brasil - o rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG) e suas consequências - estréia na plataforma Videocamp para exibições públicas e gratuitas no dia 07 de outubro. Produzido e dirigido por André D'Elia, o filme traz imagens de famílias, que perderam tudo de uma hora para outra, e depoimentos de especialistas no assunto, ampliando a percepção do público sobre a realidade do estado de Minas Gerais.

Embora inspirado em um fato real, o filme contém elementos fictícios como o personagem Rey Naldo, um deputado, interpretado pelo ator Luciano Chirolli, que trabalha para evitar punições aos envolvidos na tragédia de Bento Rodrigues em 2015, abrindo, dessa forma, o caminho para que os crimes ambientais continuem sendo tratados como "acidentes". Por meio de Naldo, a trama acompanha os bastidores do Congresso Nacional e mostra as relações íntimas existentes entre política e mineração.

"Meu compromisso com a temática socioambiental, política e com a causa indígena vem acompanhada da necessidade imediata de fomentar mudanças e debates sobre os impactos da atividade mineradora. Precisamos mudar o mundo, pois as coisas não vão bem e acredito na evolução ética da sociedade a partir da educação. Lançar um filme através da plataforma Videocamp é acreditar na força da semente! Todos os públicos são bons, mas o público das escolas, centros culturais e salas de aula são os melhores para o tipo de cinema que faço, que acredita na mudança, no combate à injustiça e ao desperdício", ressalta André D'Elia, diretor do documentário.

"Assim como os outros filmes do André –'Belo Monte, Anúncio de uma Guerra', 'A Lei da Água' e 'Ser tão velho cerrado' - também disponíveis no Videocamp, 'O Amigo do Rei' tem um compromisso com questões socioambientais urgentes. Outra característica do trabalho do André é viabilizar o acesso democrático às suas obras em diversas frentes como agora no Videocamp – que possibilita a realização de exibições gratuitas e que darão espaço a reflexões importantes sobre o tema", diz Josi Campos, coordenadora do Videocamp.

Produzido pela Cinedelia, "O Amigo do Rei" conta com o apoio cultural da O2 Filmes, da Quanta, da Mandril Áudio e faz parte do projeto de informação ambiental "Mar de Lama Nunca Mais".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado