Consciência³: Conheça a nova série do Canal CURTA! que aborda de forma direta e impactante a consciência muito além do ser humano.


Com estreia marcada para dia 28 de novembro, a série Consciência³com direção de Renato Barbieri, traz um forte elenco de pensadores e pensadoras para debater um dos temas mais decisivos para o desfecho do século 21: a Consciência.


Cientistas, filósofos, psicólogos, espiritualistas e ativistas sociais. Todos especialistas no tema da consciência, mas com abordagens por diferentes perspectivas. Assim se dá o enredo de Consciência³, nova série do Canal CURTA! com direção de Renato Barbieri e estreia marcada para dia 28 de novembro. Pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência.

O diretor Renato Barbieri ressalta sobre a importância de se abordar o assunto como fator determinante para uma real transformação da sociedade: "A necessidade de se falar e se aprofundar sobre o fenômeno da consciência é premente! A tese central da série é que a consciência é um atributo da Vida, ou seja, não é uma exclusividade humana, e que a consciência coletiva será determinante para o desfecho do século XXI. Ou seja, se, enquanto Sapiens, continuarmos sendo consumistas inconscientes e ficarmos replicando a mentalidade antropocêntrica, o desfecho será imprevisivelmente danoso. E, pelo contrário, se adotarmos uma postura consciente perante nós mesmos, o outro, a Vida e o planeta, o desfecho do século XXI será bem diferente".

Diretor, produtor e roteirista, Renato conta que a ideia da série surgiu há cerca de dez anos, quando pretendia levar o projeto a um edital de um canal fechado de TV: "Não ganhei aquele edital e foi ótimo que tenha sido assim, pois tive a oportunidade de desenvolver melhor a ideia original, até o ponto de apresentá-la ao Canal CURTA! durante o MAC - Mercado Audiovisual do Ceará -, em 2016. Fechamos então uma série de 5 episódios de 45 minutos", lembra o diretor.

Pensadoras e pensadores


A série tem como objetivo aprofundar o tema universal da consciência, com base no testemunho de pensadores e pensadoras, "pessoas realmente conectadas com o conhecimento universal"de acordo com Renato. Um elenco estruturado que de fato se debruça sobre o tema, escolhidos a dedo de forma equilibrada entre gêneros e com presença essencial afro-brasileira e indígena. Nas palavras do diretor, "o elenco está no geral sintonizado com a Rede da Vida e não se encontra encarcerado pela mentalidade antropocêntrica. A série Consciência³ nos fala da Vida e de nosso tempo atual, cada vez mais vertiginoso".

Entre os nomes escolhidos, o neurologista Antônio Damásio, o cientista espiritualista Fritjof Capra, o cientista de sistema Gaia Antônio Nobre, o pensador indígena Ailton Krenak, a filósofa Scarlett Marton, o historiador Luiz Marques, o psicólogo Guto Pompéia, o cosmologista Luiz Alberto Oliveira, a pensadora Lia Diskin, o filósofo Roman Krznaric, o psicólogo Roberto Gambini, o agroflorestal Ernst Götsch, o ativista Edgard Gouveia Júnior e outras pessoas notáveis.

E todo este elenco de estrelas é dirigido pelo experiente e premiado cineasta Renato Barbieri: diretor, produtor e roteirista. É diretor de Criação da GAYA Filmes, em Brasília. Realizou títulos premiados, como Cora Coralina - Todas as Vidas; Atlântico Negro - na Rota dos Orixás; As Vidas de Maria; Cidades Inventadas; A Invenção de Brasília; Malagrida; Lendas Animadas; A Revolta dos Cabanos; Do Outro Lado da Sua Casa, dentre outros. Além da série Consciência³, Renato está lançando atualmente os longas Servidão (doc) e o esperado Pureza (fic), com Dira Paes. Renato foi da primeira geração de diretores da produtora paulista Olhar Eletrônico e dirigiu o Jornal de Vanguarda, na Band. É curador e produtor do Teste de Audiência. É também diretor e sócio fundador da CONNE - Conexão Audiovisual Centro Oeste, Norte, Nordeste.

Cinco episódios

O nome seguido de "ao cubo" não foi por acaso. Originalmente a ideia era trazer três pensadores por episódio, sendo um neurologista, um psicólogo/psicanalista e um filósofo/espiritualista, e assim se fez. Desta forma, a série se desenvolveu em cinco episódios: 1. A Consciência em Si; 2. A Consciência do Outro; 3. A Consciência da Rede da Vida; 4. A Consciência na Ciência; 5. A Consciência de Gaia.

Renato afirma que a produção superou suas expectativas, "conseguimos, criar um produto audiovisual brasileiro de alcance internacional em uma espécie de 'consciente coletivo' sobre o fenômeno da consciência", afirma, referindo-se também ao fato da série ter sido filmada em diversos lugares, como São Paulo, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Alto Paraíso, Los Angeles e Berkeley, ampliando dimensões. "Estou muito satisfeito com o resultado, que superou minhas melhores expectativas. O engajamento de todos - equipe e entrevistados - foi essencial para chegarmos a esse resultado", finaliza.

Sinopses:

1º Episódio

Neste primeiro episódio, os entrevistados expressam diferentes concepções da consciência ao longo da evolução e discorrem sobre o funcionamento desse misterioso atributo da Vida que, ao contrário do que professa a mentalidade antropocêntrica, não é uma exclusividade da nossa espécie, o Sapiens. Expressam sobre o desafio da expansão da consciência em tempos obscurantistas. Com Antônio Damásio, Scarlett Marton, Guto Pompéia e convidados.

2º Episódio

No segundo episódio da série, os entrevistados se debruçam sobre a que seria ter a consciência "do outro", explanando sobre a necessidade da inclusão, as graves consequências da intolerância ao diferente e como a empatia é um marco na evolução da Vida. Com Lia Diskin, Edgard Gouveia Júnior, Roberto Gambini, Roman Krznaric e convidados.

3º Episódio

Neste terceiro episódio, trará à tona a discussão sobre a importância de tomarmos consciência de que fazemos parte de uma intensa e complexa rede de interdependência da qual todos os seres - Sapiens ou não - fazem parte: a Rede da Vida. Mostra ainda como a mentalidade antropocêntrica se tornou uma grande armadilha. Com Ernst Götsch, Luiz Fernando Scheibe, Rita Mendonça e convidados.

4º Episódio

No quarto episódio da série, reflete-se sobre o papel fundamental da consciência na Ciência, em especial em tempos de fundamentalismos de toda ordem. Para bem longe das proposições de "terra plana" e embasado pela mais contemporânea visão científica, confronta o Sapiens com o Cosmos. Com Antônio Nobre, Luiz Alberto Oliveira, Luiz Marques e convidados.

5º Episódio

No quinto episódio, reflete-se sobre a emergência de uma consciência planetária diante de um mundo cada vez mais intoxicado. Ressalta o valor incalculável da Vida, a visão planetária e a beleza e a potência da diversidade humana como essenciais para a preservação de um ecossistema sadio em contraposição ao sombrio panorama climático e de mega-extinção que se apresenta. Com, Ailton KrenakFritjof Capra, Mônica Pilz Borba e convidados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​NOVA SAFRA DE “UMA MULHER DE PESO” NO TLC SEGUE WHITNEY THORE EM FASE CRÍTICA DA CARREIRA E NA VIDA PESSOAL

DUPLA DÁ VIDA NOVA A CASAS ABANDONADAS NA SÉRIE “ALISON E DONOVAN: REFORMANDO COM ESTILO”

​EM SAFRA INÉDITA NO TLC, “OS BUSBYS + 5” VIAJAM A NOVA YORK E APOSTAM EM NOVO NEGÓCIO