NOVOS EPISÓDIOS DE “TERRA BRASIL” MOSTRAM BELEZAS NATURAIS E INICIATIVAS PARA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

 

Biólogo e engenheiro agrônomo visitam localidades como Chapada dos Veadeiros, Serra do Cabral e o Parque Estadual da Mata Seca

 
 

O engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt e o biólogo Anderson Santos

Na terça-feira, 12 de novembro a produção local TERRA BRASIL retorna ao Animal Planet com uma safra inédita na qual visita localidades que representam a profusão de fauna e floras brasileiras. São dez episódios inéditos, no ar semanalmente, às 18h, que percorrem o território de nosso País para revelar belezas naturais pouco conhecidas.

A série acompanha dois viajantes em suas visitas a áreas preservadas em diversas regiões do País, com o objetivo de conhecer a biodiversidade brasileira sob as perspectivas peculiares dos apresentadores: o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt e o biólogo Anderson Santos.

Durante as incursões, a dupla traz informações sobre a fauna, flora, clima e história desses destinos. Na nova temporada, estão em destaque o Morro do Fumo, as Cavernas do Peruaçu, o Parque Estadual da Mata Seca, Chapada dos Veadeiros, Vale dos Pássaros, Gruta do Gentio, entre outros ecossistemas que encantam pela beleza e pela importância para o equilíbrio ambiental.

Cada episódio de meia hora, sendo que serão dois exibidos em sequência, tem como foco uma região do Brasil – ao longo das trilhas e trajetos percorridos, a dupla redescobre esses paraísos e conta detalhes sobre as riquezas dos biomas locais. No primeiro episódio da safra inédita, Anderson e Aruay vão até o Morro do Fumo, dentro da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, em Rio da Conceição. Na companhia de Romário, brigadista do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a dupla adentra o cerrado, cruzando uma paisagem de imensidão plana que parece terminar no horizonte e que abriga espécies exclusivas daquele local.

Na primeira parada, os especialistas mostram um buritizal, conjunto de palmeiras de buriti que se concentra em veredas, locais com solo mais úmido. A contrapartida das palmeiras de buriti é a proteção que ela fornece a áreas de nascente, garantindo a saúde de recursos hídricos. Anderson e Aruay explicam como as equipes da Estação Ecológica trabalham pela preservação do cerrado e atuam na prevenção de queimadas e na luta contra a caça clandestina.

Após a chegada ao Morro do Fumo, os dois iniciam a escalada até o topo do monumento natural que é testemunho da história geológica. Lá de cima, eles avistam o Jalapão e a Serra Geral, divisa entre os estados da Bahia e Tocantins. Os gigantescos blocos de arenito foram esculpidos pelo vento e pelas chuvas, formando colunas e portais que são vestígios de uma paisagem modificada ao longo de milhões de anos. Ali habitam espécies únicas, como o pequenino lagarto catalogado há pouco mais de um ano e uma variação da planta conhecida como canela-de-ema.

TERRA BRASIL é uma série da Medialand para o Animal Planet. Carla Albuquerque e Beto Ribeiro assinam a produção executiva e Carla Albuquerque também responde pela direção geral.

Morro do Fumo

SERVIÇO

TERRA BRASIL

Estreia: terça-feira, 12 de novembro, às 18h

Classificação indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado