O artista paulistano Sanches apresenta em janeiro a exposição inédita Composições em SP



A exposição acontece em sua própria galeria, Garden Art Gallery, na Consolação, a partir de 28 de janeiro, e tem como base a relação entre a tipografia e a arquitetura da cidade onde nasceu
 


Sanches em Art Basel Miami 2020 - Foto Por: Renan Cordeiro
Clique aqui para mais fotos do artista: tinyurl.com/SncCompJan
 

Requisitado por grandes marcas e celebridades, que o convidam a participar de suas campanhas ou para decorar seus espaços, o artista plástico Sanches agora abre as portas de sua recém inaugurada galeria em São Paulo para o grande público e apreciadores da arte. Denominada Composições, a exposição tem o lettering e a arquitetura como pilares de sua fundação artística e conecta a forte representatividade tipográfica, base dos trabalhos mais conhecidos de Sanches, ao seus mais de 10 anos de pesquisa arquitetônica, até então encubada.
 
"Eu sempre brinquei que quem acha o centro de SP feio é porque anda olhando para o chão. Quando se olha pra cima lá está, arte. A arquitetura, a volumetria, a estética, a simetria, as cores, o céu. A busca do tema nasceu daí, ele sintetiza um olhar do meu trabalho tipográfico num horizonte que resgata uma pesquisa artística de 10 anos com a arquitetura", comenta Sanches, que cursou arquitetura na Faculdade Belas Artes de SP.
 
Por isso, a exposição Composições convida o espectador a se utilizar da capacidade associativa que todos possuímos para montar sua própria interpretação através de novas materialidades, tridimensionalidade, e até à possibilidade de "escutar" a diferentes cores. A ideia é dar um sentido único e determinado pela bagagem subjetiva que acompanha cada indivíduo.

 
 
 
Abertura Garden Art Gallery - Foto por: Alecio Cezar
 
"Pablo Picasso dizia que a arte é a exclusão do desnecessário, porém acredito também que arte é fundamentalmente sobre a expansão do conhecimento. Por isso, entrego a exposição Composições, para não ser imutável, para transitar, para expandir, evoluir, desconstruir e recomeçar", completa Sanches.
 
Por ser autoral, único e impossível de ser refeito, o letrismo imprime a alma do solicitante ao trabalho e foge das fontes pré-existentes no mundo digital. E é por esta e outras razões que, nos últimos anos, a pesquisa tipográfica de Sanches resultou em trabalhos que compuseram os mais diferentes cenários. Desde a customização de um carro para o lançamento nacional da BMW, até a assinatura criativa de campanha anual da Johnnie Walker no Brasil. O artista plástico também tem obras nas casas de famosos como Neymar, Anitta e Steve Aoki.
 
Os murais e exposições na Main Street Wynwood (Miami), Dublin e Amsterdam, não são mera coincidência com o fato de Nike, Coca-Cola e Google terem assimilado o desafio do artista e contado com suas criações em diversas campanhas.

 
Obra 1000 Museum,  Zaha Hadid - em Miami | Foto Por: Sanches

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pyong Lee fala do seu namoro atual e conta que já apanhou de namorada

​NOVA SAFRA DE “UMA MULHER DE PESO” NO TLC SEGUE WHITNEY THORE EM FASE CRÍTICA DA CARREIRA E NA VIDA PESSOAL

TLC ESTREIA QUARTA TEMPORADA DE “OS BUSBYS + 5”