Documentário premiado “Meu Amigo Fela” chega às plataformas digitais



Filme dirigido por Joel Zito Araújo conta história de músico nigeriano que virou lenda em seu país


São Paulo, janeiro de 2020 -- O documentário musical "Meu Amigo Fela" sobre o músico Fela Kuti chega agora às plataformas digitais Vivo Play, iTunes, Google Play, Now e Looke.Dirigido pelo brasileiro Joel Zito Araújo ("A Negação do Brasil" e "As Filhas do Vento), o filme já percorreu festivais no Brasil, no exterior e estreou nos cinemas em novembro do ano passado. Veja o trailer http://www.youtube.com/watch?v=uUR1d0nAUxU

Nascido na Nigéria em outubro de 1938, Fela estudou música em Londres e se tornou uma lenda em seu país. O documentário traz uma nova perspectiva sobre ele, considerado um dos maiores nomes da música africana e o criador do afrobeat.
Na história acompanhamos a complexidade de sua vida, desvendada através dos olhos e conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore.

Kuti faleceu em agosto de 1997 em decorrência de uma complicação devido ao vírus HIV.

Prêmios internacionais
"Meu Amigo Fela" ganhou o Prêmio Paul Robeson, como o Melhor Filme realizado na diáspora africana (o que significa fora da África) no Fespaco (Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou) de Burkina Faso, que é o maior festival de cinema africano, realizada a cada dois anos. Por lá, o documentário já é considerado um dos 15 melhores filmes do ano, apesar de ter sido concebido e dirigido por um diretor afro-brasileiro.

"Meu Amigo Fela" também foi contemplado com o "Prêmio Especial de Júri -- Competição Internacional de Longas e Médias-Metragens" no "Festival É Tudo Verdade" e ainda o prêmio de Melhor Documentário do Festival "Ecrans Noirs" do Camarões. E ainda participou de festivais importantes como o BFI London Film Festival, International Film Festival Rotterdam e o The Durban International Film Festival.

Ficha Técnica
Diretor: Joel Zito Araújo
Roteiro: Joel Zito Araújo
Produção: Luiza Almeida
Produção executiva: Luiza Almeida
Montagem: Isabel Castro
Produtora: Casa de Criação Cinema
Distribuição: O2 Play

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado