Oi Futuro e British Council abrem inscrições para a terceira edição do Programa Pontes

 

Edital vai selecionar sete festivais de todo o Brasil para obterem apoio e realizarem residências artísticas com profissionais britânicos;

 

Programa Pontes já contemplou 20 festivais de nove estados e impactou mais de 50 mil pessoas;

 

Produtores de festivais de todas as linguagens podem se inscrever no programa até dia 14 de fevereiro.

 

 

 

Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2019 – O Oi Futuro e o British Council abrem nesta segunda-feira, 13 de janeiro, as inscrições para a terceira edição do Programa Pontes, edital de fomento a projetos culturais com foco na internacionalização de festivais artísticos de todo o Brasil. Produtores de festivais de linguagens variadas podem inscrever suas propostas até dia 14 de fevereiro no site do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br).

 

O programa vai destinar até R$ 60 mil para sete festivais brasileiros dispostos a receber artistas do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) para residência cocriativa, com oportunidades de conexão e experimentação com criadores brasileiros. Para se candidatar, o festival deve propor atividades relacionadas a essa residência com amplo alcance e benefícios mútuos para artistas britânicos e a plateia local. O produtor cultural não precisa estar inscrito em leis de incentivo à cultura, já que o programa é realizado com financiamento direto das duas instituições, podendo inclusive beneficiar projetos de estados que não são contemplados por essas leis.  As residências devem durar no mínimo duas semanas e resultar necessariamente em trabalhos artísticos originais e abertos ao público. A lista de referência de criadores britânicos pode ser acessada no site do British Council Brasil (www.britishcouncil.org.br ).,

 

 

Resultados

Nas duas edições anteriores do programa, em 2019 e 2018, 20 projetos de nove

estados brasileiros foram contemplados e receberam aporte financeiro para incluir residências de criadores britânicos em suas programações e promover o intercâmbio cultural, contribuindo para a formação de redes internacionais nas artes e troca de experiências. Cerca de 500 artistas brasileiros e público de mais de 50 mil pessoas foram impactadas pelas atividades promovidas por meio do Programa Pontes.

 

Entre contemplados das duas primeiras edições estão a 17ª Festa Literária Internacional de Paraty - Flip (RJ), Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia - FIAC (BA), Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MiT (SP), Tempo_Festival (RJ), No Ar Coquetel Molotov (PE), Favela Sounds (DF), Festival Serasgum (PA), Bienal de Dança do Ceará (CE), Porto Alegre em Cena (RS). O programa viabilizou a realização de workshops com artistas locais, palestras em universidades, criação de novas obras e espetáculos, entre outros.

 

O Programa Pontes é fruto de uma parceria inédita entre Oi Futuro e British Council, com o objetivo de oferecer novas alternativas de fomento aos festivais brasileiros e de promover a produção artística do Reino Unido no Brasil. Partindo de um modelo inovador baseado na colaboração institucional, o programa une a expertise do Oi Futuro na gestão de editais de seleção de projetos culturais e a experiência do British Council na formação de redes internacionais de artistas e especialistas. Os festivais foram escolhidos para o benefício por serem importantes veículos de acesso à cultura e de estímulo à economia criativa local.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TLC ESTREIA QUARTA TEMPORADA DE “OS BUSBYS + 5”

Pyong Lee fala do seu namoro atual e conta que já apanhou de namorada

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC