Canal Arte1 exibe entrevista exclusiva com o artista japonês Takashi Murakami

Em sua rápida passagem por São Paulo, em dezembro, com o objetivo de orientar a montagem de sua exposição individual no Instituto Tomie Ohtake, o artista japonês Takashi Murakami conversou com exclusividade com a editora-chefe do canal Arte1, Gisele Kato. O encontro resultou em um episódio do Especial Arte1, que vai ao ar nesta quinta-feira, dia 6, às 23h30. Diante de uma tela colorida de grandes dimensões, com seu personagem Mr. Dob ao centro, Murakami preferiu falar em japonês, mas, em um ritmo pausado e reflexivo, não fugiu de assuntos espinhosos. Pelo contrário. Falou sobre sua relação com o mercado de arte e os parceiros comerciais – Murakami tem colaborações com grifes como Louis Vuitton e artistas como Kanye West, e sobre a ressalva que sente por parte do público japonês com relação a seu trabalho.

 

Bastante presente nas redes sociais, Takashi Murakami explicou por que gosta do Instagram para se comunicar com os espectadores e relembrou da adolescência, quando ganhou peso e passou a ter dificuldades em se afirmar diante da turma. Segundo ele, virou um "otaku", expressão japonesa para os jovens ligados ao universo de animes e mangás. Graduado em Nihonga, a pintura tradicional japonesa, Murakami mistura em sua obra as referências da tradição com a linguagem pop das HQs. Liga também Oriente e Ocidente, popular e erudito, cenas de guerra e o mundo kawaii.

 

Para Takashi Murakami, a relação das pessoas com a arte pode se aproximar do que acontece com a religião: "Assim como a religião, creio que a arte tem o mesmo efeito apaziguador no coração das pessoas. Para mim, esse efeito apaziguador é muito forte, especialmente nessa linguagem, pois a pessoa está observando a pintura ou a escultura e consegue se acalmar. Este ano, creio que no mundo todo as pessoas estão mais nervosas e bravas. Por isso, estão fortemente em busca desse tipo de cura."

 

A exposição "Murakami por Murakami" reúne 35 obras do artista e fica em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, até 15 de março.

O Especial Arte1 Takashi Murakami estreia no canal Arte1 nesta quinta-feira, dia 6, às 23h30.

Reprises: sábado, dia 08, às 15h30. Domingo, dia 09, às 6h15. Terça-feira, dia 11, às 21h.

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado