ANIMAL PLANET ESTREIA A SÉRIE “VIDA NO AZUL”

 
Biólogos brasileiros reúnem imagens submarinas captadas em diversas partes do planeta e compartilham resultados de seus 20 anos de pesquisa
 
 

Cena da série

Clique aqui para ver a promo 

O casal de biólogos João Paulo Krajewski e Roberta Bonaldo (ambos apresentadores do quadro "Domingão Aventura" do programa "Domingão do Faustão") tem suas vidas e carreiras dedicadas ao estudo dos oceanos. Formando uma dupla de pesquisadores experientes, eles se especializaram na captação de imagens do mundo submarino.

A partir de terça-feira, 10 de março, às 22h15, João e Roberta compartilham esses registros e conhecimentos, feitos ao longo dos mais de 20 anos de expedições e pesquisas, com a estreia de VIDA NO AZUL. A série é assinada pela produtora Natural History Brazil e conta com 12 episódios com meia hora de duração.

Junto a João e Roberta, as câmeras mergulham com os mais belos seres marinhos em águas dos quatro cantos do mundo. Os episódios são temáticos e compilam imagens de criaturas belas, exóticas e também perigosas – de peixes pequeninos às temidas baleias orcas.  Junto à profusão de cores e formas que ocorrem exclusivamente debaixo d'água, a dupla documenta os comportamentos de espécies e peculiaridades de ecossistemas diversos.

Em mais de duas décadas de carreira, João e Roberta acumulam expedições para documentar a vida marinha. Dos recifes da Austrália, passando pelas águas tropicais da Indonésia e chegando aos fiordes gelados da Noruega, os biólogos já ficaram cara a cara com tubarões, baleias, invertebrados e espécies de peixes descobertas recentemente.

Durante essa jornada, a dupla aprende a ver o mar de um modo diferente, registrando a riqueza da vida nas profundezas e águas rasas, como ela surge e se espalha: animais que viajam longas distâncias em rotas migratórias que conectam todo o globo e têm como destino oásis isolados. Nas ilhas, eles encontram habitats que são lares de espécies únicas.

Os biólogos também destacam os graves danos à vida marinha causados pela humanidade. Com conhecimento, eles buscam alternativas para reduzirmos nosso impacto negativo e darmos uma nova chance à incrível VIDA NO AZUL.

VIDA NO AZUL é uma produção da Natural History Brazil para o Animal Planet, Roberta Bonaldo e João Paulo Krajewski são os produtores executivos. A seguir, as descrições dos dois primeiros episódios da série.

Episódio 1 – O Recife

Estreia: Terça-feira, 10 de março, às 22h15

O que é preciso para transformar o fundo do mar num oásis de vida? Os biólogos João Paulo Krajewski e Roberta Bonaldo exploram os recifes, ambientes marinhos riquíssimos e explicam por que eles formam o abrigo ideal para as espécies chamadas de recifais. Ao viajarem pelo mundo, descobrem como essas formações de animais marinhos se desenvolvem e variam. Numa grande aventura, se arriscam em fortes correntes dos maiores atóis do mundo para descobrir o quão diferentes recifes vizinhos podem ser.

Episódio 2 – O Amor Está no Mar

Estreia: Terça-feira, 17 de março, às 22h15

Como a vida se espalha pelo mar e coloniza os diversos recifes do mundo? Os biólogos João Paulo Krajewski e Roberta Bonaldo observam a reprodução de peixes e invertebrados marinhos. Alguns peixes ficam tão agitados na hora de liberar os ovos que podem acabar devorados por tubarões. Outros animais, como as sépias, parentes das lulas, fazem um ritual bizarro de acasalamento, mudando de cor e forma. Em laboratório, os biólogos têm a oportunidade de observar uma fase da vida desses animais raramente vista: a fase de larva. Ao visitarem a pesquisadora americana Daniele Dixson, aprendem que as minúsculas larvas de peixes são capazes de um feito notável que mudou a compreensão de como os animais marinhos encontram seu lar em meio ao vasto oceano.

João Paulo e Roberta

SOBRE OS APRESENTADORES

João Paulo Krajewski

João Paulo concluiu seu doutorado em Ecologia pela Unicamp em 2010 e trabalhou anos como pesquisador, ao lado de grandes cientistas no Brasil, Austrália e Estados Unidos, e como fotógrafo e cinegrafista. Nessa trajetória, esteve em mais de 50 países em busca de imagens. Seu maior interesse é divulgar, através de suas imagens, a beleza e o entendimento sobre a vida selvagem da Terra.

Roberta Bonaldo

Bióloga e mestre em Ecologia pela Unicamp, doutora em Biologia Marinha pela Universidade James Cook (Austrália), com pós-doutorado em Ecologia pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia (Estados Unidos) e pela Universidade de São Paulo. Durante sua trajetória acadêmica, morou em quatro países (Brasil, Austrália, Estados Unidos e Ilhas Fiji), onde pesquisou a história natural, comportamento, ecologia e conservação de espécies de recifes. Atualmente atua como produtora, fotógrafa e cinegrafista na Natural History Brazil produções.

SERVIÇO

VIDA NO AZUL

Estreia: Terça-feira, 10 de março, às 22h15

Classificação indicativa: Livre

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC

TLC ESTREIA QUARTA TEMPORADA DE “OS BUSBYS + 5”

Pyong Lee fala do seu namoro atual e conta que já apanhou de namorada