MIXER FILMS PRODUZ SÉRIE PARA DISCOVERY SOBRE PATRULHAMENTO DAS FRONTEIRAS BRASILEIRAS

 

Vinte episódios vão abordar tráfico de drogas, contrabando de armas e roubo de mercadorias, entre outros delitos investigados por agentes da Polícia Rodoviária Federal  

 

Os bastidores das operações realizadas por agentes que patrulham os limites do território brasileiro e colombiano são tema de nova série coproduzida pela Mixer Films e Discovery. Intitulada Operação Fronteira – América do Sul  a obra chega à tela do canal por assinatura a partir deste sábado, 14, às 22h, estruturada em vinte episódios.

 

No Brasil, a série se concentra no registro das atividades da PRF, Polícia Rodoviária Federal, nas fronteiras que conectam o País ao Paraguai e à Bolívia, zonas onde se pratica quase todo o tipo de atividade ilícita, desde o contrabando de drogas e mercadorias até o tráfico de armas. Na Colômbia, as câmeras seguem de perto os trabalhos de agentes da Migração Colômbia, Direção de Impostos e Aduanas e da Polícia Fiscal e Aduaneira nas fronteiras com Venezuela e Equador, locais onde criminosos se misturam com aqueles que diante de uma situação econômica precária procuram suprimentos básicos, como alimentos e medicamentos, no país vizinho. 

 

Em formato docureality, a atração capta momentos repletos de ação que fazem parte da rotina dos profissionais responsáveis pelo combate ao crime e por uma das funções cruciais para manutenção da soberania nacional de ambos os países: a vigilância das fronteiras. São homens e mulheres que compartilham suas histórias e trabalhos, alegrias e dramas, enquanto zelam pela segurança de milhares de pessoas comuns que atravessam os limites dos países diariamente.

 

Estendendo-se por cidades movimentadas e rincões em áreas remotas, as zonas fronteiriças brasileiras e colombianas compartilham de uma mesma característica: são zonas especialmente sujeitas a crimes internacionais, como o contrabando e o tráfico de drogas e, por isso, locais de enfrentamento constante entre as forças policiais e organizações criminosas, sejam elas formadas por traficantes de drogas e armas ou por contrabandistas de mercadorias legais ou ilegais.  

 

Operação Fronteira – América do Sul acompanha os agentes de patrulhamento de fronteira do Brasil e Colômbia na vigilância em tempo integral e na execução de operações que reúnem os serviços de inteligência contra as mais diversas formas do crime. Milhares de pessoas e enormes quantidades de mercadorias atravessam essas fronteiras todos os dias. Assim, a colossal tarefa dessas equipes consiste em distinguir atividades criminosas e viajantes regulares, driblando os esquemas mirabolantes de ocultamento de drogas e itens contrabandeados. Para enfrentar essas situações extremas, os agentes contam com anos de experiência, cães treinados e tecnologia.

 

Dos problemas simples, como a identificação de passaportes falsos, aos mais complexos esquemas montados para o tráfico de drogas, cada episódio documenta o desenrolar de ao menos três casos diferentes com o objetivo de mostrar ao público o trabalho árduo que os agentes de patrulhamento de fronteira enfrentam todos os dias para proteger algumas das mais importantes rotas da América do Sul. 

 

No episódio de estreia uma colombiana é impedida de sair do país com o filho e a mãe doente. O nome dela dispara um alerta na Migração e a tensão aumenta com as horas de espera. Em outra parte da fronteira, venezuelanos tentam driblar a fiscalização aduaneira da Colômbia. A cada pergunta da agente, surge uma nova versão para a origem da mercadoria que levam na bagagem. E no Brasil, um caminhão de grãos é parado na rota que liga a fronteira com o Paraguai aos grandes centros urbanos. Um cão farejador pode confirmar a suspeita dos policiais.

 

No segundo episódio, que será exibido em sequência, a série vai à região que divide os territórios de Brasil e Paraguai, na cidade de Dourados – MS. Ali, agentes à paisana detectam a necessidade de uma operação de combate ao tráfico de drogas. Durante a ação, um motorista foge ao avistar a viatura policial. Ele abandona o carro carregado de caixas suspeitas e tenta fugir correndo para uma plantação. Enquanto isso, mãe e filho cruzam a fronteira em Foz do Iguaçu com o carro cheio de compras aparentemente legais, mas não contavam com o faro de policiais treinados para descobrir compartimentos secretos.

 

No mesmo episódio, as câmeras registram o tráfego intenso na fronteira humanitária de Cúcuta, que divide os territórios da Colômbia e Venezuela. O trânsito de mercadorias é proibido ali; passam apenas pessoas e medicamentos com receita. Em meio à multidão, dois jovens venezuelanos tentam atravessar com mochilas cheias, mas não escapam do olhar atento dos agentes da fiscalização aduaneira.

 

Operação Fronteira – América do Sul é uma coprodução entre Discovery Networks e Mixer Films. Rodrigo Astiz é o diretor geral e Adriana Marques a produtora executiva pela Mixer Films. Por parte da Discovery Networks, Michela Giorelli é vice-presidente de produção e desenvolvimento; Rafael Rodriguez e Adriana Cechetti são diretores de produção e Sergio Zeigler é supervisor de produção.

 

SERVIÇO OPERAÇÃO FRONTEIRA – AMÉRICA DO SUL

Estreia: sábado,14 de março, às 22h

Classificação indicativa: 10 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC

TLC ESTREIA QUARTA TEMPORADA DE “OS BUSBYS + 5”

Pyong Lee fala do seu namoro atual e conta que já apanhou de namorada