São Paulo recebe "United Streets of LaLiga": projeto de arte urbana que embala retorno do futebol espanhol



Ao todo, 12 cidades pelo mundo têm artes especiais que celebram a retomada da competição, que aconteceu em 11 de junho com o 'El Gran Derbi' entre Sevilla FC e Real Betis



15 de junho de 2020 - Como parte do anúncio do retorno da LaLigaforam escolhidas cidades dos cinco continentes para receber obras de arte urbana que celebram o retorno da competição que aconteceu na última quinta-feiradia 11, às 17h, com 'El Gran Derbi', entre Sevilla FC e Real Betiso primeiro dos 110 jogos que ainda restam. Dentre as 12 cidades que receberão a intervenção, a capital paulista ganhou a partir do início desta semana, um painel criado pelo artista Luis Bueno, mais conhecido como "BuenoCaos".

Conhecido por sua inconfundível arte feita com lambe-lambes (colagem de papel sobre diferentes tipos de superfícies), Bueno é autor de obras icônicas que fazem integram o cartão-postal da capital paulista, como as obras da série "Pelé Beijoqueiro" (2010). Para o projeto, o artista desenvolveu um mural de 28m² que apresenta Casemiro (Real Madrid), Messi (FC Barcelona), João Felix (Atlético de Madrid), Willian José (Real Sociedad), Iago Aspas (Celta de Vigo) e Ocampos (Sevilla) voltando aos gramados e celebrando o retorno do campeonato.



O movimento, intitulado "United Streets of LaLiga", busca levar de volta às ruas a paixão e emoção do futebol. Para tanto, a LaLiga utilizará um elemento bastante significativo nesta pandemia como o símbolo do retorno da competição, levando o futebol para as ruas e oferecendo à sociedade as corespaixão e vida características da LaLiga .

Para baixar o vídeo oficial do lançamento, cliquaqui!

Os murais combinam símbolos arquetípicos relacionados a cada país, à cidade que recebe a intervenção e elementos inspirados na LaLiga que transmitem a mensagem de que um campo de futebol se eleva acima de todas as barreiras e fronteiras, capturando a emoção que cerca o retorno da competição. Além de São Paulo - que tem sua arte exposta no bairro da Vila Madalena, ao lado do popular Beco do Batman (na R. Medeiros de Albuquerque, 303) -Cidade do México (México), Bogotá (Colômbia), Hong Kong (Hong Kong), Bali (Indonésia), Ho Chi Minh Cidade (Vietnã), Londres (Reino Unido), Paris (França), Copenhague (Dinamarca), Lagos (Nigéria), Dar Es Salaam (Tanzânia) e Cabul (Afeganistão).

"Tanto arte quanto futebol são formas de expressão que mexem com as emoções, os sentimentos. Temos até aquelas metáforas de gol que foi uma pintura, por exemplo. Então, existe uma ligação muito forte, tanto na estética quanto na emoção. E misturar isso com a arte de rua é muito interessante, pois atinge um público que não necessariamente frequenta museu/exposições, sendo mais diversificado, e de forma inesperada. Isso torna a arte uma expressão única", disse Luis Bueno (foto), artista escolhido para fazer parte do projeto "United Streets of LaLiga" em São Paulo.

Bueno também falou sobre a escolha da arte e seu significado: "são jogadores voltando de uma comemoração, na hora da retomada de uma partida. E é bem isso que significa essa volta, essa vibração com o momento. O futebol é um símbolo desse retorno à vida, é uma simbologia muito forte. Já que é importante ver que outros países já estão voltando ao normal, o que nos dá um pouco de esperança de que podemos chegar nesse momento em algum tempo. Voltar é ganhar", concluiu .



#BackToWin

Com o objetivo de representar o sentimento gerado pelo retorno da competição#VolverEsGanar (#BackToWin) é um projeto que inclui uma série de ações que a LaLiga desenvolveu para comemorar o retorno do futebol espanhol, que contempla um total de 80 iniciativas e eventos organizados dentro e fora da EspanhaComo o 'Aplauso Infinito', pensado para durar como um tributo permanente aos heróis da pandemia e àqueles que não estão mais conosco, com aplausos soando sempre no minuto 20 de cada jogo da competição .

Não é só Futebol. É LaLiga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado