Band homenageia Luciano do Valle em programa especial neste domingo

 


Luciano do Valle é considerado um dos maiores narradores esportivos de todos os tempos. Foto: Reprodução/Band

 

Neste domingo (5), às 14h, a Band exibe um programa especial em homenagem a Luciano do Valle, que completaria 73 anos no sábado (4).

A atração, apresentada por José Luiz Datena, trará depoimentos exclusivos de familiares e profissionais que conviveram com o narrador, além de mostrá-lo atuando nas mais diferentes modalidades esportivas, como basquete, boxe, automobilismo, vôlei e sinuca. "O grito do Luciano do Valle era reconhecido por qualquer torcedor brasileiro. Ele não só trouxe um estilo, como era uma pessoa que se importava com os bastidores. Era alguém que lutava para que o esporte tivesse mais organização, mais respeito e mais espaço no Brasil. Não tem como compará-lo a alguém. Não tem como dizer que ele deixou um discípulo porque não teve isso. O Luciano marcou época na Band, no Brasil e é um cara que fez da Copa do Mundo um espetáculo muito maior por causa da sua voz e da sua emoção", afirma Renata Fan.

Cléber Machado lembra do colega com admiração. "O Luciano do Valle é um dos caras que nos deram um norte. Você tinha certeza que ele estava transmitindo uma coisa pela qual era absolutamente apaixonado. Uma frase que eu aprendi sobre narração é que não adianta eu falar que vou transmitir as emoções. Eu tenho que me emocionar com o que estou transmitindo para que eu consiga, eventualmente, emocionar você. O Luciano fez isso de uma maneira genial".  

Hortência Marcari detalha o relacionamento que tinha com o narrador da Band. "Nos tornamos grandes amigos. Outro dia eu postei um jogo antigo e me emocionei com a narração dele. Era impressionante como ele sentia no nosso semblante o que a gente estava passando naquele momento e como ele era muito preciso nas colocações. No meio esportivo e jornalístico, sem dúvida nenhuma, ele foi a pessoa mais importante não só na minha vida, mas na vida de todas as jogadoras de basquete".

Galvão Bueno, Neto, Denilson, Oscar Schmidt, Emerson Fittipaldi, Popó, Marta, Washington Olivetto, Marcelo Negrão, Magic Paula, entre outros amigos e colegas de profissão, também contam histórias que viveram ao lado do locutor esportivo.

Luciano do Valle morreu aos 66 anos no dia 19 de abril de 2014, quando chegava a Uberlândia (MG) para cobrir o jogo entre Atlético Mineiro e Corinthians no Estádio Parque do Sabiá, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Ele passou mal ainda no avião, recebeu os primeiros socorros de um médico cardiologista que estava no voo e chegou a ser levado a um hospital da região, mas não resistiu.

Especial Luciano do Valle vai ao ar neste domingo, às 14h, na tela da Band.

 

Você Torceu Aqui

 

Logo após o programa especial, o Você Torceu Aqui exibe o confronto entre Corinthians e São Paulo pela grande final do Campeonato Brasileiro de 1990, às 16h. O jogo épico, que rendeu à emissora uma das maiores audiências da história da TV, tem narração de Luciano do Valle e comentários de Roberto Rivellino.

Na tarde de 16 de dezembro daquele ano, a equipe alvinegra entrou em campo para jogar pelo empate, já que havia vencido a partida anterior por 1 a 0. No primeiro tempo, o Timão aguentou firmemente a pressão do time adversário com o apoio da torcida: mais de 100 mil pessoas compareceram ao evento, a imensa maioria corintiana.

Aos 9 minutos do segundo tempo, Tupãzinho marcou o primeiro e único gol do embate, levando o Corinthians a levantar o caneco do Brasileirão pela primeira vez na história do clube.

Durante o campeonato de 1990, o Timão disputou 25 partidas, somando 12 vitórias, oito empates, cinco derrotas, 23 gols marcados e 20 sofridos. Neto balançou as redes adversárias em nove ocasiões, cinco delas em cobranças de falta, tornando-se o artilheiro do clube alvinegro na competição. O craque ficou apenas dois gols atrás de Charles, do Bahia, eleito o maior goleador do torneio.

O programa Você Torceu Aqui vai ao ar neste domingo, a partir das 16h, na tela da Band.

 


Corinthians venceu o São Paulo por 1 a 0 e levou a taça de campeão. Foto: Reprodução/Band

 

Ficha do jogo

 

Data: 16 de dezembro de 1990

Local: Estádio do Morumbi (São Paulo)

Placar: Corinthians 1 x 0 São Paulo

Árbitro: Edmundo Lima Filho

Público: 100.858

 

Corinthians: Ronaldo, Giba, Marcelo Djian, Guinei, Jacenir, Márcio, Wilson Mano, Neto (Ezequiel), Fabinho, Tupãzinho e Mauro (Paulo Sérgio). Técnico: Nelsinho Baptista.

 

São Paulo: Zetti, Cafu, Antônio Carlos, Ivan, Leonardo, Flávio, Bernardo, Raí (Marcelo Conti), Mário Tilico (Zé Teodoro), Eliel e Elivélton. Técnico: Telê Santana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TLC ESTREIA QUARTA TEMPORADA DE “OS BUSBYS + 5”

Pyong Lee fala do seu namoro atual e conta que já apanhou de namorada

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC