"FANDOMS": ALGUMAS DAS MELHORES SÉRIES DOS ANOS 2000 TÊM SEGUIDORES FIÉIS ATÉ HOJE






Produções consideradas 'cult' são aquelas que conquistam um público ávido, independentemente de seu sucesso comercial. Muitas vezes, essas obras têm sua longevidade perpetuada ou desmembrada em projetos paralelos motivados por seus adoradores. Tais fãs costumam identificar-se como membros de uma comunidade, ou subcultura, denominadas fandoms.

Séries que foram sucesso nos anos 2000, disponíveis hoje no portfólio da HBO GO, mantém seguidores fiéis que se reúnem em grupos em redes sociais, promovem reuniões e debates, e até criam campanhas de Kickstarter para apoiar seus personagens favoritos - como fizeram os "Marshmallows", seguidores de VERONICA MARS. Confira algumas delas a seguir.

VERONICA MARS
A detetive vivida por Kristen Bell, que está no ar na HBO com a quarta temporada de sua série, passou pelo cinema e renasceu na TV, graças a uma legião de incansáveis fãs. A história de amor entre a personagem e seus admiradores, que se autodenominam "marshmallows", teve origem em 2004. Anos após o cancelamento da série em 2007, apesar de ser elogiada pela crítica, os adoradores da investigadora lançaram uma campanha digital a fim de arrecadar os fundos necessários para produzir um longa-metragem. Responsáveis em grande parte pelo sucesso da produção, os apoiadores de VERONICA MARS arrecadaram mais de US﹩ 5 milhões para viabilizar o filme, que estreou em 2014 com avaliações positivas e grande sucesso de público.

SEX AND THE CITY
Inspirada no livro homônimo de Candace Bushnell, a série de seis temporadas, que foi ao ar entre 1998 a 2004, segue sendo referência quando o assunto é sororidade e sexualidade. Protagonizada por quatro mulheres vivendo em Nova York, SEX AND THE CITY consagrou Sarah Jessica Parker, que vivia a colunista Carrie Bradshaw, como ícone de estilo. As personalidades complementares de Carrie, Samantha (Kim Cattrall), Miranda (Cynthia Nixon) e Charlotte (Kristin Davis), permitem a gerações de mulheres se identificarem com as personagens e suas questões pessoais. O sucesso da produção, que rendeu ainda dois longas-metragens, popularizou o drink Cosmopolitan, bem como pontos turísticos de Manhattan, que podem ser conhecidos em tours dedicadas à série.

OS SOPRANOS
A série OS SOPRANOS, ganhadora de 5 Globo de Ouro® e 21 prêmios Emmy®, acumulando 111 indicações, é um sucesso inquestionável da HBO. A produção, que esteve no ar entre 1999 e 2007, totalizando seis temporadas, tem como protagonista Tony Soprano (James Gandolfini). O mafioso de descendência italiana inicia tratamento psicológico após sofrer crises de pânico. Do criador David Chase, a trama aborda os diferentes aspectos de sua vida em uma implícita reflexão existencial sobre as complexidades do ser humano. Perfeitamente equilibrada com elementos de nostalgia e personagens com profundidade e personalidade única, a série se tornou um fenômeno cult, sendo tema de análises, livros, paródias e outras demonstrações populares, incluindo um vídeo game, lançado em 2006.

TRUE BLOOD
Baseada na série de livros de Charlaine Harris, sucesso entre 2008 e 2014, TRUE BLOOD relata a história de vampiros que coabitam pacificamente com humanos, depois da criação de um sangue sintético, em uma pequena cidade da Louisiana. A série dramática, ganhadora de um Emmy® e um Globo de Ouro®, se tornou parte de um movimento cultural ao levantar discussões sobre valores conservadores, representatividade e inclusão, em contextos raciais e sexuais.

GAME OF THRONES
A coleção de livros George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo, que teve o primeiro volume publicado em 1996, deu origem a uma das produções de maior audiência da HBO. Quando a série original baseada nos personagens do autor foi lançada em 2011, só no Brasil, os livros já superavam a marca de 70 mil exemplares vendidos. Em oito anos no ar, além de uma base de fãs de proporções épicas, GAME OF THRONES conquistou inúmeros prêmios e reconhecimentos, entre eles 58 Emmy® e 5 Screen Actors Guild Awards®. O fenômeno cultural causado pela obra, pode ser exemplificado pelos diversos cursos que se propõe a ensinar Línguas Valirianas e Dothraki, famílias linguísticas fictícias criadas por Matin e popularizadas através da série da HBO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado