Smart TVs deverão ter DTV Play a partir de 2021


No próximo ano, 30% dos televisores terão que ter o Perfil D do Ginga (DTV Play) embarcados. Até 2023, a expectativa é que 90% tenham a tecnologia

Hoje (28), foi publicada a portaria Interministerial nº 40 que determina que, a partir de 2021, os televisores tenham o DTV Play (Perfil D do Ginga), recurso de interatividade do padrão de TV digital aberta brasileira. A portaria emitida pelo governo federal alterou o PPB - Processo Produtivo Básico - para produção de televisores com tela de cristal líquido.

Aplicativos para o perfil D do Ginga, permitirão uma nova forma de interação dos telespectadores com o conteúdo disponibilizado pelas emissoras, tanto via broadcast como broadband. Entre os benefícios, os consumidores poderão acessar os aplicativos, sem saírem do ambiente da TV aberta.

Com o DTV Play os noticiários, as novelas, reality shows e os comerciais terão um viés muito mais interativo e moderno. Os telespectadores terão experiências parecidas com as encontradas atualmente nos serviços de streaming.

De acordo com José Marcelo Amaral, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (Fórum SBTVD), com a portaria divulgada pelo Ministério, o esforço de todos que trabalharam na especificação desse novo padrão foi recompensado.

"O Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (Fórum SBTVD) mais uma vez demonstra sua vocação para desenvolver pesquisas e inovações tecnológicas referentes à TV digital aberta, promovendo a melhoria contínua do serviço de TV", destacou.

Desde seu lançamento em 2007, a interatividade passou a ser um importante componente e diferencial do sistema de TV digital brasileiro, sendo inclusive fator de motivação pela adoção de outros países, e o Ginga é reconhecido pelo ITU (International Telecommunication Union) como padrão IBB - Integrated Broadcast-Broadband desde 2018.

"Nós estamos muito felizes que o sistema especificado pelo Fórum será usado nos aparelhos de televisão Smart, progressivamente, até 2023, trazendo inúmeros novos serviços para a população. E estará à disposição de todos os segmentos que produzem TV aberta e streaming no Brasil", ressalta o executivo.

O DTV Play, o mais novo perfil do Ginga, é o resultado do trabalho conjunto dos setores de academia, radiodifusão, recepção, software, transmissão e do governo brasileiro, que compõe o Fórum SBTVD.

SOBRE O FÓRUM SBTVD

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado