Dia Nacional das Artes é marcado pela estreia de documentários temáticos no Globoplay

GLOBOPLAY

Neste Dia Nacional das Artes, 12 de agosto, o Globoplay disponibiliza uma série de documentários sobre os principais expoentes da pintura, escultura, dança, poesia e arquitetura mundiais do renascimento até a contemporaneidade, como Leonardo da Vinci, Michelângelo, Yayoi Kusama e Tiler Peck. 
 
'Leonardo da Vinci: Um Gênio em Milão' mostra como Da Vinci, com uma curiosidade insaciável, se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, poeta e músico. A relação conturbada entre Michelângelo e o Vaticano está relatada em 'Os Segredos de Michelângelo'. Ao contrário do que se pensava, o artista tinha crenças divergentes às da igreja católica. 'Warhol, Basquiat e Eu' apresenta a história e as obras no período em que Warhol e Basquiat trabalharam juntos. Quem era o verdadeiro ser humano por trás das cores vibrantes de Warhol costura 'As Cores de Andy Warhol', que traz um questionamento sobre o que moveu sua criatividade: a arte ou a fama.
 
'O Código de Salvador Dalí' acompanha o historiador espanhol Tomeo L'Amo, que investiga há quase 30 anos um quadro que acredita ser uma das primeiras obras de Salvador Dalí, até que um encontro em Paris muda sua vida. 'Kusama – Infinito' conta como um dos maiores nomes da arte contemporânea, Yayoi Kusama, criou obras que abrangem pintura, escultura e performances. Há 30 anos, ela vive em uma instituição psiquiátrica em Tóquio.
 
Direto para a dança, a obra 'Marcelo Gomes: A Anatomia de Um Bailarino' apresenta a rotina de viagens e apresentações do brasileiro Marcelo Gomes, conhecido como o maior bailarino de sua geração, com a renomada American Ballet Theatre. Já em 'Ballet Now', a bailarina principal da New York City Ballet, Tiler Peck, é a primeira mulher a comandar o espetáculo Ballet Now. Ela une elementos que  vão do clássico ao hip-hop, incluindo sapateado e circo. 
 
Outros títulos já estão disponíveis no catálogo. 'Heaven is a Traffic Jam on the 405' é sobre uma mulher que tem transtorno de ansiedade, depressão, mal consegue falar, e acaba parcialmente curada através da arte. Em 2018, levou o Oscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem. "E a mulher criou Hollywood" fala sobre mulheres atuando nos bastidores do cinema e "O cinema pelas lentes da Magnum Photos"  'O Cinema Pelas Lentes da Magnum Photos' mostra como a criação da Agência Magnum representou um encontro sem precedentes entre dois mundos aparentemente opostos: o fotojornalismo e o cinema – a realidade e a ficção. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado