TV aberta se prepara para nova evolução em 2021. Entenda os benefícios do DTV Play


Tecnologia propiciará mais interatividade, personalização e integração da TV aberta com a internet, além de possibilitar novos negócios

No último mês, o governo brasileiro publicou a portaria Interministerial nº 40 que determina que, a partir de 2021, 30% dos televisores Smart produzidos na Zona Franca de Manaus terão que ter o DTV Play (Perfil D do Ginga). Até 2023, a perspectiva é que 90% destes tenham a tecnologia embarcada.

Com a normativa, a solução desenvolvida pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), trará ainda mais benefícios tanto aos consumidores de TV, quanto a todo o setor.

A inovação vai mudar a forma de o brasileiro assistir televisão. Com o uso do novo middleware, os telespectadores conseguirão ter outras experiências sem sair do ambiente da TV aberta que já estão acostumados. Na prática, isso significa que assistir ao conteúdo vindo da TV ou da internet não fará diferença. O que se pretende agora é integrar o que há de melhor entre os dois mundos.

"Se você estiver assistindo um conteúdo linear da TV e quiser por exemplo consumir ainda mais daquele mesmo conteúdo ou relacionados de forma não-linear (ou on-demand), basta navegar pela tela da TV e PLAY. Queremos que essa transição seja algo simples e natural", explica José Marcelo Amaral, presidente do Fórum SBTVD.

Com a solução, ao trafegar na internet, via TV, o usuário terá a opção de receber alertas de programas do mesmo segmento que estão sendo transmitidos naquele momento na TV aberta, e até mesmo informações a respeito de uma programação preterida, como início ou o placar de uma partida de futebol. Também terão acesso a conteúdos personalizados, mesmo durante o intervalo comercial.

As emissoras poderão ofertar aos telespectadores novas vivências. "O DTV Play possibilitará que o consumidor assista uma programação mais personalizada, que atenda suas expectativas, além da participação em pesquisas, enquetes e quizzes da programação da TV aberta pelo controle remoto, sem custo algum. Por exemplo, será possível votar para que um participante de um reality seja eliminado do programa de forma on-line e real-time", destaca José Marcelo Amaral.

Benefícios para o setor

O targeted advertising é um dos recursos previstos no DTV Play. Por meio dele, as emissoras conseguirão direcionar as propagandas para uma região ou para um telespectador específico, de acordo com o seu interesse pessoal, tal como ocorre na internet. Além de propiciar a personalização dos conteúdos, a estratégia tem como objetivo o estabelecimento de novos modelos de negócio, impactando diretamente no aumento de receita dos anunciantes, emissoras e de outros players do setor.

"Os consumidores terão uma experiência singular, bem próxima da realidade encontrada atualmente ao usar um computador ou smartphone. Isso, de fato, deverá impactar positivamente na maneira de fazer negócios de toda a cadeia", ressalta o presidente do Fórum SBTVD.

Com o DTV Play, as emissoras, ainda, terão a possibilidade de desenvolver e implementar novos produtos, como é o caso do comércio eletrônico via TV. A ferramenta, denominada "t-commerce", apresentada recentemente por uma das emissoras nacionais, permite que os telespectadores comprem, via controle remoto, produtos ofertados na programação aberta. Ao pressionar o botão vermelho do controle remoto, é possível visualizar um carrossel de artigos disponíveis, acompanhados de QR Codes que levavam o consumidor para lojas virtuais.

Já os fabricantes de TVs, transmissores, indústria de software, universidade e centros de pesquisa e desenvolvimento terão novas demandas para atender à evolução tecnológica existente e futura.

Uso do selo da tecnologia

O DTV Play é resultado do trabalho conjunto dos setores de academia, radiodifusão, recepção, software, transmissão e do governo brasileiro, que compõem o Fórum SBTVD. O selo só poderá ser utilizado por empresas associadas à entidade.

SOBRE O FÓRUM SBTVD

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado