Cultura: DESTAQUES DA SEMANA 7 A 13 DE SETEMBRO





Elas - Divas do Cinema - Joana Fomm

Nesta segunda-feira (7/9), a série Elas retrata a vida e carreira da atriz Joana Fomm. Da comédia ao drama, a artista consagrou personagens no teatro, cinema e televisão. Joana conquistou o público com emoções e interpretações marcantes. Com apresentação de Luciana Vendramini, a atração vai ao ar às 19h45, na TV Cultura.


Roda Viva - Lilia Schwarcz

Nesta segunda-feira (7/9), o Roda Viva exibe entrevista com a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz. Com o livro As Barbas do Imperador, sobre a vida e o reinado de Dom Pedro II, ela venceu o Prêmio Jabuti de 1999, na categoria de Melhor Ensaio e Biografia. Em seu livro mais recente, Sobre o Autoritarismo Brasileiro, ela examina as raízes dessa tendência, que sempre predominou no País. A bancada de entrevistadores será formada por Yasmin Santos, jornalista da revista Piauí; Pedro Doria, editor do Canal Meio; Fábio Cardoso, escritor e jornalista do podcast Rio Bravo; Paula Carvalho, historiadora e editora-assistente da revista Quatro Cinco Um; e Adriana Ferreira Silva, editora-executiva da revista Marie Claire. Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista inédita vai ao ar na TV Cultura, site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.


Planeta Terra - Grandes Migrações da Natureza

Nesta terça-feira (8/9), vai ao ar o segundo episódio da série Grandes Migrações da Natureza, que mostra por meio da tecnologia de satélite as jornadas migratórias de três espécies de animais selvagens: elefantes, zebras e renas. A série ainda traz os desafios de sobrevivência e os mistérios desses animais. É exibida a partir das 20h15, na TV Cultura.


#Provoca - Bráulio Bessa

#Provoca desta terça-feira (8/9) entrevista, de forma remota, o poeta e cordelista Bráulio Bessa. "Eu busco abraçar as pessoas através da poesia. Porque pra mim poesia é algo muito parecido com abraço", afirma Bráulio ao falar sobre poesia ao longo da conversa. Apresentado por Marcelo Tas, o programa inédito vai ao ar a partir das 22h15, na TV Cultura .




Opinião - Arte na Quarentena

Opinião desta quarta-feira (9/9) fala sobre arte na quarentena. Em meio à pandemia do novo coronavírus, como dar um respiro e relaxar um pouco? Como podemos nos divertir respeitando o isolamento e distanciamento social? Como os artistas têm produzido e chegado até o público nestes tempos difíceis? As artes têm um papel importante neste momento, mas será que têm o investimento devido? Para falar sobre o assunto, a apresentadora Andresa Boni recebe a cantora Teresa Cristina, a rainha das lives, além do ator e comediante Paulo Vieira, criador, entre outras coisas, do "Diário do Coronga". Vai ao ar a partir das 22h15, na TV Cultura .


Papo de Mãe - Sustos com recém-nascidos

Papo de Mãe desta quinta-feira (10/9), às 18h45, fala sobre a experiência de se tornar pai e mãe de primeira viagem, os sustos com os recém-nascidos e como tudo nessa fase é novidade. Para discutir mais sobre o tema, a edição conta com a presença da pediatra Keiko Teruya e de Isabella Veiga. A equipe do programa acompanhou também uma aula para futuros pais e mães, em um curso para gestantes que auxilia a evitar grandes sustos. Apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, é exibido na TV Cultura.


Doc. Mundo - A Grande Arte dos Países Baixos - Devaneios e Pesadelos

Nesta quinta-feira (10/9), será exibido na faixa Doc.Mundo o terceiro episódio da série A Grande Arte dos Países Baixos, na qual o crítico de arte Andrew Graham-Dixon visita a Bélgica, Holanda e Luxemburgo, e explora como a história influenciou a arte, a arquitetura e a cultura dessa região. No episódio, Graham-Dixon mostra como os Países Baixos ressurgiram para se tornar um líder cultural na era moderna, com artistas como Van GoghMondrian e Magritte. Vai ao ar a partir das 20h15, na TV Cultura .



Anjos da Estrada - Álcool x Direção

Nesta sexta-feira (11/9), estreia na TV Cultura a série Anjos da Estrada, que acompanha a rotina de profissionais que atuam nas rodovias federais do país. No primeiro episódio, o alto volume de carros preocupa as equipes da Dutra e da Policia Rodoviária Federal. O público acompanha, então, uma perseguição inesperada, a equipe médica atendendo vítimas de um engavetamento e um acidente com jovens que ignoraram o risco da mistura entre álcool e direção. Vai ao ar a partir das 22h45, na TV Cultura.


Cine Brasil - Poeta de Sete Faces

Na sexta-feira (11/9), é exibido na faixa Cine Brasil o documentário Poeta de Sete Faces, sobre Carlos Drummond de Andrade. O filme tem como linha mestra retratar a trajetória humana do poeta, ao mesmo tempo em que investiga, documenta e interpreta os diversos momentos de sua obra. O objetivo do documentário é transcender ao mero registro dos fatos da vida, mostrar como estes se mesclam nas transformações dos diversos rumos que tomam sua poesia. Vai ao ar às 23h15, na TV Cultura .


Cultura Livre - Walfredo em Busca da Simbiose

No sábado (12/9), o Cultura Livre recebe Walfredo em Busca da Simbiose, projeto solo do cantor e compositor Lou Alves, que apresenta suas canções remotamente e de forma intimista. No quadro Clássico da Semana, estão dois discos lançados por Caetano Veloso no ano de 1975: Qualquer Coisa e Joia. O programa ainda tem a participação do pianista João Donato no quadro Canção do Isolamento. Com apresentação de Roberta Martinelli, vai ao ar às 18h, na TV Cultura.


Talentos - 5ª eliminatória

No sábado (12/9), o concurso musical Talentos entra em sua quinta eliminatória. Nesta fase, os candidatos Helen Tormina, João Lucas Martins, Bruna Trajano e Ronie Suárez serão avaliados pelos jurados Ludmillah Anjos, Myra Ruiz, Sara Sarres e Thiago Machado. Os dois participantes com melhor nota avançam para as semifinais, o terceiro será classificado para a repescagem, enquanto o último estará eliminado. Com apresentação de Jarbas Homem de Mello, a atração vai ao ar às 20h, na TV Cultura.


Doc. Mundo - Mamãe Eu Quero Ser Vedete

No sábado (12/9), será exibido na faixa Doc. Mundo o documentário inédito Mamãe Eu Quero Ser Vedete. A produção fala sobre as grandes mulheres do cenário artístico brasileiro que brilharam no início do século XX até o final dos anos 60, representando o ideal de beleza e liberdade da mulher brasileira. A influência marcante dessas atrizes na sociedade da época e seu posterior ostracismo provoca uma reflexão sobre o respeito pelo nosso passado e pelas nossas tradições. Dirigido por Neyde Veneziano, o filme conta com as últimas entrevistas de grandes vedetes como Virgínia LaneMarly Marley e Esther Tarcitano, além dos depoimentos de Sílvio de Abreu e Cláudia Raia. Vai ao ar às 22h15, na TV Cultura .



Sr. Brasil - Silvério Pessoa e Fatima Guedes

No Sr. Brasil deste domingo (13/9)Rolando Boldrin faz uma homenagem aos atletas paraolímpicos e abre o programa declamando o poema Cego, de Catullo da Paixão Cearense. Recebe também o pernambucano Silvério Pessoa e a carioca Fatima Guedes, que apresentam canções como Cabeça Feita e A Vida Que A Gente Leva. Vai ao ar às 9h, na TV Cultura.


Planeta Terra - Santuário - Histórias de Sobrevivência dos Alpes

No domingo (13/9), a série inédita Santuário - Histórias de Sobrevivência dos Alpes vai ao ar pela faixa Planeta Terra. A produção, dividida em duas partes, mostra os desafios enfrentados pelos animais que se arriscam a viver na região dos alpes, uma gigante cordilheira de pedras que se estende por 1300 quilômetros no coração da Europa. Eles têm de ser mais espertos a cada dia com os perigos naturais deste ambiente extremo. O episódio será exibido às 17h, na TV Cultura .


Matéria de Capa - Um Desafio Para A Ciência

Matéria de Capa deste domingo (13/9), inédito, fala sobre o desafio da ciência na batalha contra a Covid-19. Vacinas, possíveis remédios, altos custos, a dimensão política que a batalha para o surgimento de uma primeira vacina tomou e a vacina russa são alguns dos destaques da edição. É exibido na TV Cultura a partir das 18h30.


Persona - Monah Delacy

No domingo (13/9), a atriz Monah Delacy é a homenageada no Persona. A artista começou sua carreira em 1950 e, desde então, sobe em palcos, atua, escreve e leciona. A entrevista é comandada pela pesquisadora teatral Maria Thereza Vargas e pelo diretor acadêmico Hermes Frederico, dois grandes conhecedores do trabalho de Monah. Com mediação de Atílio Bari, o programa é exibido a partir das 21h30, na TV Cultura .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado