Canal OFF estreia "Guató: Uma Remada no Tempo"

Lena Ribeiro e Américo Pinheiro vão ao Pantanal em busca do povo indígena Guató.
Programa foi gravado antes da pandemia da Covid-19


Lena Ribeiro e Américo Pinheiro. Crédito: Faissol Filmes/Cesinha Feliciano


Américo Pinheiro e Lena Ribeiro estão entre os melhores remadores de stand up paddle do mundo. Eles protagonizam o inédito "Guató: Uma Remada no Tempo", que o Canal OFF estreia na sexta-feira, dia 23 de outubro, às 21h30. Eles partem para o Pantanal em busca dos Guató, indígenas conhecidos por remar em pé em suas canoas e dados como extintos na década de 70 por Darcy Ribeiro.

No caminho, descobrem que a "canoa de um pau só" usada até hoje pelos Guató é como um stand up primitivo e foi o que possibilitou a ocupação da maior área alagável do planeta há mais de 5 mil anos. Em uma longa travessia de centenas de quilômetros na companhia de Edson, um indígena Guató, o casal explora uma das regiões mais remotas do planeta, repleta de animais selvagens, história e personagens marcantes. O programa dirigido por Rico Faissol tem oito episódios e foi gravado antes da pandemia da Covid-19 e das queimadas na região.

"Acho que a série nos provoca a tentar entender o outro lado. Há um rico encontro de perspectivas muito diferentes, de remadores de alta performance a indígenas, passando por historiador, arqueólogo, ribeirinho, militar, fazendeiro e outros personagens pantaneiros. O objetivo é fazer pensar e despertar interesse sobre a nossa história, anterior à chegada dos europeus, e sobre esse bioma ainda tão pouco compreendido, mas de uma riqueza inestimável que é o Pantanal", comenta Rico.

Segundo o diretor, a série vai encantar o público com histórias surpreendentes, nunca contadas na TV, e muitas aventuras. "O Pantanal é uma imensidão que não imaginávamos antes de estar lá. Era tudo longe e com o difícil acesso. Até hoje é uma das áreas com a menor densidade demográfica no país. Qualquer mínimo desvio no nosso trajeto era uma verdadeira missão", lembra. Entre os momentos especiais, Rico destaca como um dos mais marcantes a relação deles com o meio ambiente. "Para mim foi um misto de admiração e respeito", finaliza.


"GUATÓ: UMA REMADA NO TEMPO" - ESTREIA - CANAL OFF
Sexta-feira, dia 23 de outubro, às 21h30
Horários alternativos: Sábado, 18h / Terça, 14h30 / Quarta, 22h30 / Quinta, 15h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado